O Airbnb é o maior marketplace de aluguel e de uns anos para cá ele vem crescendo muito. Anteriormente ele era conhecido por seu nome completo, que é “Air Bed and Breakfest”.

A história dessa Startup, nascida no Vale do Silício, começou quando dois amigos, para pagar as despesas de um apartamento, tiveram a ideia de alugar colchões. Brian Chesky e Joe Gebbia criaram um site para o aluguel de 3 colchonetes, mas não esperavam que a ideia de negócio se tornaria um enorme sucesso e faria do Airbnb o maior marketplace de aluguel do mundo.

O marketplace foi criado em 2008 e mesmo enfrentando muitos desafios e obstáculos, Brian e Joe conseguiram investimentos do cantor Barry Manilow e do ator Ashton Kutcher.

Inicialmente a ideia do negócio era disponibilizar o aluguel de qualquer cômodo da casa, posteriormente eles entenderam que o ideal era o aluguel de um quarto ou do apartamento por completo.

Desde a criação do Airbnb no ano de 2008, estima-se que 54 milhões de usuários agendaram pelo menos uma reserva, totalizando cerca de 852 milhões de reservas na plataforma. Logo o Airbnb começou a competir com hotéis e outras acomodações ligadas ao turismo.

Fonte: InfoMoney

O que podemos extrair desse Case de Sucesso?

Inovação

Os amigos Brian e Joe tiveram uma ideia bastante inovadora, já que não era comum na época que um marketplace alugasse colchões ou cômodos para hospedagem.

Economia Compartilhada

Ter embarcado no que chamamos de Economia Compartilhada pode ter sido decisivo para o sucesso do Airbnb. A Economia Compartilhada se baseia na ideia de que você não precisa ser dono de um bem para utilizá-lo, muito menos contratar um serviço especializado se houver alguém que disponibilize parte de seu patrimônio por um valor inferior.

Marketing

O Airbnb tem se mostrado muito empenhado em abraçar boas estratégias de marketing para impulsionar suas ideias. Um exemplo foi quando, durante a fase de isolamento da pandemia de COVID-19, disponibilizaram videoconferências que simulam a experiência cultural de conhecer um novo local. Assim, no blog é possível encontrar desde conteúdos de culinárias locais, apresentações artísticas, e muito mais.

Transformação Digital

O case do Airbnb faz parte de um movimento de transformação digital, assim como o Case do Magalu, por exemplo. O fato de o Airbnb disponibilizar aluguel de acomodações ao redor do mundo inteiro através do celular é com certeza protagonizar um case de transformação digital. Desde 2013 o Airbnb é adaptado para a versão mobile.

Ao acessar a plataforma, você não encontra somente o aluguel de colchonetes despretensiosos, hoje é possível reservar um local em conta para uma viagem de trabalho ou até mesmo mansões luxuosas para passar uma longa temporada.

O IEG também trabalha a partir da inovação e da transformação digital, por isso criamos a MIA – Market Intelligence Application. A MIA é a única plataforma de dados sobre CSC do país!

CLIQUE AQUI e saiba como ser um assinante da nova plataforma do IEG.

Fontes: Usemobile e Ideia no Ar

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap