Em uma negociação, você se considera competente?

É importante pontuar que negociar não se resume somente a abaixar ou aumentar o seu preço de modo a chegar em uma venda. A negociação vai muito além disso, trata-se de conciliar pontos de vistas que podem destoar parcialmente ou totalmente. Se olharmos de uma forma mais holística, podemos ver que a beleza da negociação não está em efetuar vendas, mas sim em realizar acordos. O poder de aprender a ser um bom negociador está em ser um grande comunicador, que consegue olhar para uma mesma questão de infinitas formas diferentes e consegue achar uma solução ótima junto de uma ou mais pessoas.

Listamos para você 10 Dicas para Desenvolver sua Negociação, confira cada uma delas na nossa lista abaixo:

  • Sempre inicie as negociações

É sempre muito positivo quando pessoas tem a atitude de iniciar uma negociação, isso demonstra uma maior segurança por parte do indivíduo que tem a atitude inicial e gera uma tendência de que esse mesmo tenha um controle maior sobre a negociação e sobre seus próprios argumentos.

  • Mantenha-se sempre calmo

A calma é um forte indício de que os sujeitos dentro de uma negociação estão seguros, o que contribui em muito para que estes tenham uma maior credibilidade ao longo da discussão por conseguirem controlar melhor suas emoções e manter linhas de pensamento mais coesas em função de estarem calmos e organizarem bem suas ideias.

  • Treine seus argumentos

Assim como atletas treinam para manterem sua performance alta, não seria diferente para as relações interpessoais e para a negociação, quanto mais você treina sua oratória e seus argumentos, melhor será a execução desses em uma negociação.

  • Construa comparações lógicas e fáceis

Muitas vezes as pessoas podem não conseguir acompanhar sua linha de raciocínio. Coisas que podem ser claras para você, nem sempre são para o resto das pessoas. Portanto, bons negociadores sempre buscam ilustrar seus pontos de vista através de metáforas ou comparações lógicas que tornam seus argumentos mais compreensíveis a diferentes pontos de vista.

  • Seja um bom ouvinte

Nem sempre o bom negociador é somente aquele que expõe bem seus pontos de vista e domina a negociação. O verdadeiro bom negociador também é um bom ouvinte, que sabe a hora de escutar o que o outro lado tem a contribuir com a discussão, procura entender outros pontos de vista e, principalmente, traz à tona o melhor dos dois lados para que ambos saiam ganhando com o acordo final realizado.

Porque, afinal, o grande objetivo das discussões é chegar em um ponto em comum e de acordo dos dois lados, de modo que todos consigam visualizar suas vantagens.

  • Escolha sempre um local calmo e neutro

Já foi apresentado neste artigo que manter a calma é uma condição essencial para uma boa negociação. Portanto, é preciso que todos os indivíduos envolvidos se sintam confortáveis em debater sobre o assunto e apresentar suas intenções.

negociação

Escolher um lugar calmo e neutro para a negociação contribui para que essa harmonia entre os indivíduos de uma negociação seja facilitada, um grande passo para que ambos cheguem em pontos comuns e a discussão caminhe para um lado positivo.

  • Estabeleça uma zona de aceitação

Pode ocorrer que algumas vezes a discussão não caminhe tão bem, portanto um negociador experiente sempre trabalha com projeções pessimistas e realistas, sabendo que a discussão nem sempre pode funcionar como se espera.

Para mitigar perdas muito grandes e que o outro indivíduo acabe dominando a discussão, é sempre muito importante manter-se firme a uma zona de aceitação, de modo a demonstrar que existem limites para que estes cheguem a uma solução e que se estes limites forem ultrapassados, é bem possível que não haja acordo.

  • Mostre suas reais intenções

A sinceridade é de longe uma das características mais consideradas e admiradas pelas pessoas. A partir do momento que o negociador consegue transparecer que sua real intenção é chegar em um acordo, que seja positivo para os dois lados e não só para ele, os lados ficam mais abertos a escutarem os seus diferentes pontos.

  • Seja objetivo

Nem sempre falar muito quer dizer que você domina o assunto, seja breve com suas palavras e escolha bem seus argumentos para não tornar a discussão algo cansativo e repetitivo.

  • Estude!

Um bom argumento é um argumento bem sustentado por fatos e referências realistas. Logo, pesquise informações que sejam verdadeiras para sustentar sua oratória e que agreguem credibilidade ao seu ponto de vista.

  • Dica extra: Seja Criativo!

O Às na Manga de todo grande negociador é a criatividade para adaptar-se as deferentes situações que podem se desenrolar ao longo de uma discussão.

Precisa se aprofundar no tema e se tornar um negociador profissional?

Confira o nosso curso Influencie de Negociação e Vendas: https://ieg.com.br/produto/negociacao-vendas/

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap