Nos últimos anos, montar uma startup começou a parecer a melhor coisa do mundo: fácil, rápido, nada burocrático e com potencial de deixar seus fundadores milionários em um curto período de tempo.

Contudo, criar sua própria startup não é uma tarefa tão “conto de fadas” como muita gente ainda faz parecer, e demanda habilidades específicas para que, mais do que seja simplesmente aberta, ela consiga sobreviver no mercado.

Veja quais são as habilidades indispensáveis para que você consiga abrir sua startup, se dedicar a ela e colher os melhores frutos possíveis nesse novo negócio.

Entendimento de mercado

A rainha de todas as habilidades é a noção que você tem de onde está entrando. Saber qual é seu mercado, seu cliente e as necessidades que você pode suprir são pré-requisitos básicos para criar a sua própria startup.

Planejamento de negócio

Não dá para seguir no mundo das tecnologias emergentes sem apresentar aos seus clientes, colaboradores e potenciais investidores um modelo de negócios robusto e realista, que mostre com clareza seus próximos passos. Saber fazê-lo é uma das habilidades mais requeridas nas startups.

Conhecimento técnico de gestão de negócios

Por mais que tenha um nome diferente, startup é empresa, e toda empresa demanda como uma das principais habilidades de seus donos o conhecimento técnico de gestão de negócios. Senão, todo o esforço que os fundadores fazem para criar a sua própria startup pode ir para o ralo no primeiro obstáculo administrativo.

Se essa não é uma das habilidades que você já tem, procure cursos e oficinas que possam te ajudar a desenvolvê-la.

Organização para gestão de tempo

Se você vai mesmo criar sua própria startup, uma das habilidades que você precisa colocar em prática nesse minuto é a organização, pois você vai precisar encontrar tempo para se dedicar aos negócios.

Um fundador de startup bem organizado já passa boa parte dos dias desejando que eles tivessem pelo menos 45 horas, então alguém que não compartimentaliza seu tempo em uma gestão bem organizada vai acabar perdendo a energia e comprometendo os resultados.

Espírito de liderança

[clickToTweet tweet=”Startup é, geralmente, o sonho de uma ou duas pessoas. Todas as outras pessoas que trabalham compraram a ideia!” quote=”Startup é, geralmente, o sonho de uma ou duas pessoas. Todas as outras pessoas que trabalham dentro dela compraram a ideia, o sonho, a solução que a empresa apresenta.” theme=”style3″]

Para criar essa cultura de afeição entre colaboradores e startup – que é um dos maiores geradores de receita desse tipo de organização, já que funcionários que amam o que fazem tendem a vender mais – o espírito de liderança deve ser uma de suas habilidades. E lembre-se de ser reto, humilde e honesto: você vai liderar sempre pelo exemplo.

Resiliência

Por fim, uma das principais habilidades de alguém que quer criar a sua própria startup é aguentar levar porrada e continuar de pé, discurso clássico de Rocky Balboa. Não vai ser fácil, talvez (com certeza) você não se torne milionário da noite para o dia e você vai ser, definitivamente, a pessoa que trabalhará mais para a evolução do negócio.

Contudo, se souber qual é seu foco, seu propósito e o tamanho do seu desejo em realizá-lo, a jornada fica mais fácil. E, aí sim, os bons retornos serão certos.

resiliência

E aí, já criou sua Startup? Conta pra gente qual dessas habilidades você precisa desenvolver? Conte com a gente 🙂

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap