Garantir que uma entrega esteja de acordo com os objetivos definidos, dentro do orçamento e com uma execução bem-feita é o principal desafio de qualquer projeto. O Scrum é uma estrutura que ajuda as equipes a trabalharem juntas, estimulando-as a aprenderem com as experiências, se organizarem para resolver um problema e refletirem sobre suas conquistas e fracassos buscando a melhoria constante.

O framework foi criado por Ken Schwaber e por Jeff Sutherland e a palavra “Scrum” vem do jogo de Rugby, quando a equipe está trabalhando unida com um único propósito em uma formação específica onde a participação de todos é essencial.

O QUE É SCRUM?

Scrum consiste em uma estrutura que as pessoas e os times podem utilizar para resolver problemas complexos e adaptativos, entregando produtos e serviços que gerem o maior valor possível para o seu cliente. Ele não é uma técnica ou metodologia, ele é um framework dentro do qual as pessoas podem empregar vários processos ou técnicas.

O framework consiste em partes muito importantes e fundamentais:

  1. Pilares do Scrum
  2. Valores do Scrum
  3. Time Scrum
  4. Eventos do Scrum
  5. Artefatos do Scrum

1. PILARES DO SCRUM

A implementação do Scrum deve estar apoiada nos seus três pilares: Transparência, Inspeção e Adaptação.

  • TRANSPARÊNCIA

Todos os aspectos relevantes do processo utilizado pelo Time Scrum, suas atividades e expectativas, devem estar visíveis para os responsáveis e interessados pelos resultados. A transparência requer que todo o time compartilhe de um mesmo entendimento do que está sendo visto.

  • INSPEÇÃO

Todo o trabalho deve ser inspecionado frequentemente. O time sempre se pergunta se está indo em direção aos objetivos do projeto e negócio.

  • ADAPTAÇÃO

Se a inspeção verificar que o time não está caminhando em direção aos objetivos ou que o processo desviou para fora dos limites aceitáveis e o resultado do produto será inaceitável, o processo ou o produto devem ser ajustados.

2. VALORES DO SCRUM

São cinco os valores do Scrum:

  • Comprometimento…

    …em alcançar os objetivos do Time Scrum.

  • Coragem…

    …para fazer a coisa certa e trabalhar em problemas difíceis.

  • Foco…

    …no trabalho da Sprint e nos objetivos do negócio.

  • Abertura…

    …para todo tipo de trabalho e desafios de sua execução, permitindo que as pessoas sejam transparentes e tenham um ambiente seguro para compartilhar conhecimento.

  • Respeito…

    …uns aos outros para que as pessoas sejam capazes e independentes.

3. TIME SCRUM

Ele é composto por três papéis que são o Scrum Master, o Time de Desenvolvimento e o Product Owner.

  • SCRUM MASTER (S.M.)

O Scrum Master é o responsável por promover e auxiliar o P.O. e o Time de Desenvolvimento a compreender e trabalhar com o Scrum.

Ele é um servo-líder para o Time Scrum, auxiliando todos a trabalharem melhor, ajudando o time a remover impedimentos, para maximizar os resultados.

  • TIME DE DESENVOLVIMENTO

São todas as pessoas que realizam o trabalho de transformar um item do backlog do produto em um incremento do produto ao final de cada Sprint.

Ele deve ser auto-organizado, multidisciplinar, autônomo e buscar sempre melhorar sua forma de trabalho, resultados e qualidade das suas entregas.

O time de desenvolvimento deve ter entre 3 e 9 integrantes, pequeno suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para entregar tarefas significativas dentro da Sprint.

  • PRODUCT OWNER (P.O.)

É o dono do produto, responsável por maximizar o valor entregue como resultado do trabalho do Time de Desenvolvimento.

Ele possui uma visão geral do negócio, entende as necessidades do cliente, conhece o produto, sendo o responsável por interagir com todas as partes envolvidas no projeto, entendendo os problemas e, em conjunto com o Time de Desenvolvimento, constrói uma solução para os problemas.

O P.O. é o único responsável pelo Backlog do Produto, priorizando quais são as próximas partes do produto que serão desenvolvidas pelo Time de Desenvolvimento.

4. EVENTOS SCRUM

  • SPRINT

Principal evento do Scrum. É um evento time-boxed (período fixo) que dura 1 mês ou menos, durante o qual todo o trabalho ocorre.

Dentro da Sprint ocorre o planejamento da Sprint, as reuniões diárias, o trabalho de desenvolvimento, a revisão da Sprint e a retrospectiva da Sprint.

  • PLANEJAMENTO DA SPRINT

Nesse evento é definido todo o trabalho a ser realizado na Sprint.

O planejamento ocorre de forma colaborativa, o Product Owner discute com o Time de Desenvolvimento quais itens do backlog serão priorizados e desenvolvidos durante a Sprint.

O planejamento da Sprint dura no máximo 8 (oito) horas para uma Sprint de um mês de duração. Para Sprints menores, esse evento tem duração menor.

É comum times Scrum trabalharem com Sprints de uma ou duas semanas, o importante é o time verificar o que é melhor para ele e para a organização de acordo com o produto e objetivos do negócio.

O Scrum Master facilita a reunião para que todos entendam seu propósito e garante que todos mantenham o foco.

  • REUNIÃO DIÁRIA

É um evento time-boxing de 15 minutos para o Time de Desenvolvimento. Ela deve ser realizada todos os dias da Sprint, sempre no mesmo horário e local.

O seu objetivo é planejar o trabalho das próximas 24 horas, otimizando a colaboração e performance do time através da inspeção e adaptação diária do trabalho.

Para auxiliar esse evento, o Guia do Scrum, sugere 3 perguntas que podem ser utilizadas:

  • O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?
  • O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento atingir a meta da Sprint?
  • Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de Desenvolvimento no atingimento da meta da Sprint?

As reuniões diárias melhoram as comunicações, eliminam outras reuniões, identificam e eliminam impedimentos que estejam atrapalhando o time e promovem rápidas tomadas de decisão.

  • REVISÃO DA SPRINT

A Revisão da Sprint é realizada sempre no final da Sprint para inspecionar o incremento e ouvir feedback sobre o produto ou serviço.

Esta é uma reunião de no máximo 4 horas de duração para uma Sprint de um mês.

  • RETROSPECTIVA DA SPRINT

A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e

criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

Seu objetivo é melhorar a forma de trabalho de todo o time.

5. ARTEFATOS DO SCRUM

  • BACKLOG DO PRODUTO

É o conjunto de tudo que é necessário no produto, necessidades do cliente e do negócio.

É uma lista ordenada de itens. Aqueles que estão no topo do backlog (mais prioritários) possuem mais informações sobre o que será feito e seu objetivo.

O Product Owner é responsável pelo Backlog do Produto, incluindo seu conteúdo e ordenação.

O Backlog do Produto está sempre evoluindo com o produto ou serviço, nunca está completo.

  • BACKLOG DA SPRINT

Definido o Objetivo da Sprint, o P.O. em conjunto com o Time de Desenvolvimento define o que será construído na Sprint.

O Backlog da Sprint é um conjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a Sprint.

  • INCREMENTO

Os métodos ágeis seguem o conceito de desenvolvimento iterativo e incremental. No Scrum, o produto ou serviço é construído em várias Sprints (iterações).

O incremento é a soma de todos os itens do backlog que foram completados durante a Sprint.

Para saber se um incremento está pronto para ser entregue deve existir uma definição comum de “Pronto” que todos devem entender o que é.

O Scrum pode ser utilizado para desenvolver softwares, produtos, serviços e no gerenciamento de empresas e este artigo tem, por objetivo, dar uma visão geral sobre o assunto e estimular você a utilizar esse framework na sua empresa e em seus projetos.

Quer entender melhor sobre o tema? Dê uma olhada em nossa MasterClass ministrada por Guilherme Baumworcel, CEO na Rupee, sobre Desmistificação de Metodologias Ágeis!

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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