De ídolos do basquete americano até CEOs de grandes empresas, todos reconhecem os benefícios dos exercícios de Mindfulness no dia a dia.

“Quem olha com demasiada firmeza para fora confunde-se por dentro”, como dizia Chuang-Tzu, um dos principais propagadores da filosofia Tao, precursora do que conhecemos como Mindfulness atualmente. A ideia da “Atenção Plena” (tradução para português) é, através de técnicas de meditação adaptadas à realidade ocidental, ensinar a manter o foco no presente, desvencilhando a mente de expectativas futuras e de frustrações do passado.

São notórios os seus benefícios, dentre eles, o controle da ansiedade e da depressão e o aumento de criatividade e foco no trabalho. Por estes motivos, grandes personalidades utilizam os exercícios diários propostos pela prática.

Conheça algumas delas:

1) LeBron James

Jogador profissional de basquete norte-americano, atualmente no Los Angeles Lakers da NBA, LeBron acumula feitos históricos no esporte: em 16 temporadas na NBA, conquistou três títulos da liga, vencendo, nas três conquistas, o prêmio de melhor jogador das finais (2012, 2013 e 2016), maior pontuador da história do Cleveland Cavaliers, do All-Star Game e dos Playoffs, bem como o de jogador com mais seleções para o All-NBA Team.

Nos intervalos dos jogos, o atleta é visto, constantemente, realizando rápidas práticas de Mindfulness, como a meditação. Para o jogador, a “Consciência Plena” é uma importante arma para passar pela pressão dos adversários e por outros desafios de quem está em uma disputa.

2) Oprah Winfrey

Oprah é apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana. Durante toda sua carreira, sempre foi aberta sobre como o pensamento “Mindful” a ajudou a manter os pés no chão. A artista afirma que a meditação está diretamente relacionada a sua qualidade de vida, eficiência no trabalho e sensação de paz, além de mantê-la com o pensamento no presente.

3) Warren Buffet

Investidor e filantropo americano, é o principal acionista, o presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, companhia que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias.

Ao Huffpost, em 2013, Buffet deu 5 dicas para a prática do Mindfulness, sendo elas:

  • “Pare de cavar seus buracos”

Com a consciência plena, “é possível identificar as adversidades nas quais nos encontramos”, sem desesperar-se.

  • “Mude o barco”

Segundo Buffet, “quando estamos prestando atenção ao que está acontecendo bem na nossa frente, é muito mais fácil fazer escolhas sábias”, mudando o rumo do barco assim que necessário.

  • “Aja com base nas oportunidades presentes”

Com a mentalidade Mindful, segundo o empresário, “você faz as coisas quando surgem as oportunidades”, sem antecipações que geram ansiedade.

  • “Não guarde para a velhice”

Para Buffet, “qualquer um pode aprender a fazer o que gosta de fazer todos os dias do ano”. Não postergue para não gerar expectativas futuras.

  • “Use o discernimento para detectar nuances”

Não precisamos dar um grande passo de imediato. Procure pequenos passos para atingir o objetivo final. Em comparação, ele cita “não precisamos subir o monte Everest nesta semana. Podemos subir um degrau de cada vez”.

4) Boris Johnson

Político, escritor e jornalista britânico, atuando atualmente como Primeiro-ministro do Reino Unido, além de praticar os exercícios de Mindfulness diariamente, garante que toda a sua equipe tenha acesso às práticas. Segundo um de seus funcionários, a equipe possui “um portal de bem-estar que promove recursos a tópicos relacionados à saúde, incluindo podcasts focados em mindfulness”.

5) William Clay Ford Jr.

O presidente executivo da Ford Motor Company confiou na meditação para sobreviver aos anos de falência. “A prática da atenção plena me manteve ativo durante os dias mais sombrios”, disse ele em um artigo publicado em 2013 na Harvard Business Review. O executivo também incorpora sessões de mindfulness e aulas de ioga à cultura de trabalho de sua empresa para que seus funcionários possam permanecer calmos, alertas e produtivos.

6) Arianna Huffington

Arianna Huffington, cofundadora do Huffington Post e fundadora e CEO da Thrive Global, incorpora a meditação em sua rotina matinal todos os dias. “Assim que acordo, levo um minuto para respirar profundamente, ser grato e definir minha intenção para o dia”, disse ao High Existence.

Huffington conta com uma rotina regular de autocuidado que inclui meditação diária para ajudá-la a evitar o esgotamento. Segundo a empresária, ela “gostaria de ter aprendido antes o quão poderoso pode ser acrescentar apenas cinco minutos de meditação ao seu dia. Você não deve comprometer o equilíbrio e o autocuidado para um alto desempenho; a renovação faz parte do processo”.

É importante perceber, de acordo com os relatos das personalidades, que atenção plena é uma habilidade treinável. Praticando-se um pouco em cada dia, é possível torná-la um hábito.

Quer aprender mais sobre Inteligência Emocional?

Olha só essa live que fizemos sobre o tema em nossa jornada de desenvolvimento profissional!

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap