Impressionar seus gestores com bom trabalho pode ser bem mais simples do que você imagina, principalmente se o objetivo envolver melhorar os processos da empresa que utilizam Excel.

O programa tem um recurso chamado VBA (Virtual Basic Applications), que dá ao usuário uma série de possibilidades para automatizar a distribuição de informação dentro dos arquivos de Excel, fazendo com que o próprio usuário consiga aplicar soluções para o controle de planilhas.

E não é só isso que vai te ajudar a impressionar seus gerentes ou diretores na empresa que trabalha: o VBA também realiza os clássicos cálculos do programa e ainda pode ajudar o usuário em alguns processos de edição possíveis dentro dele.

Mesmo parecendo muito complicado à primeira vista, utilizar o VBA para melhorar a experiência de toda a empresa com o Excel pode ser mais simples do que você imagina.

A ferramenta é avançada, sim, e você tem que dedicar algum tempo para aprendê-la. Contudo, após a primeira tentativa de colocá-la em prática, você já vai se sentir à vontade para testar muito mais recursos e impressionar seus superiores com suas habilidades no Excel.

Afinal, dominar o VBA nessa plataforma significa que aquelas planilhas enormes com as quais a empresa tem que lidar vão poder ser gerenciadas de forma mais organizada e racional por todos que precisam das informações que elas agregam.

[clickToTweet tweet=”Você usa o Excel sempre? Que tal aprender a otimizar processos e facilitar a vida de todos na empresa? #recomento ” quote=”Você usa o Excel sempre? Que tal aprender a otimizar processos e facilitar a vida de todos na empresa? #recomento ” theme=”style3″]

Mas, afinal, VBA é programação?

São tantos códigos e comandos que, em um primeiro momento, o VBA pode parecer mesmo se tratar de um complexo caso de desenvolvimento em TI.

Contudo, não é preciso ser da área da tecnologia da informação para conseguir extrair as melhores possibilidades do VBA, principalmente no sentido de criar soluções para formulários e objetos, e impressionar seus gestores com essa habilidade.

O VBA é uma ferramenta presente em todo o pacote Office da Microsoft, e que é aplicada no Excel para dar aos usuários mais controle dentro da planilha, principalmente na edição.

É uma linguagem de programação, sim, mas bem didática, que pode ser entendida por quem nunca formatou um computador na vida, mas que quer melhorar sua experiência com o Excel.

Como foi dito anteriormente, o VBA possibilita a criação de macros, automatização de planilhas e tabelas e garantir que os dados estejam em uma interface mais organizada e intuitiva, o que vai impressionar seus superiores pela praticidade e conquistar o coração de seus colegas de equipe.

Passo a passo para utilizar o VBA no Excel e impressionar seus superiores

Se você quer aprender como usar o básico do VBA para conseguir impressionar seus superiores e colegas ainda hoje, veja o passo a passo de como proceder:

  1. Abra o Excel;
  2. Vá em “arquivo” e, em seguida, abra as “opções”;
  3. Quando a janela correspondente for aberta, selecione “personalizar faixa de opções”;
  4. Habilite nela o menu “desenvolvedor”;
  5. Quando você voltar à planilha, verá que ela passou a oferecer um novo menu, onde recursos macro e do VBA estarão disponíveis para sua utilização.

A partir daí, é só explorar a ferramenta, estudar as possibilidades de aplicação e testar novas soluções dentro do Excel para melhorar seus processos de trabalho. Os resultados obtidos dessa “expedição” vão impressionar seus gestores e garantir a você novos conhecimentos para colocar no currículo.

Alguns exemplos de funções diferenciadas que podem ser criadas por meio do VBA são demonstradas e ensinadas nos vídeos abaixo:

1. Como criar um sistema de cadastro, alteração e consulta de pessoas

2. Como criar um sistema de pesquisa

E aí, quais são suas principais dúvidas com relação ao VBA no Excel? Conta pra gente!

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap