Este post é escrito por um de nossos parceiros de conteúdo, a Ápice Consultoria Júnior! Aproveitem as dicas!

Atualmente no Brasil, 22,8% dos negócios não sobrevivem ao primeiro ano de funcionamento, além disso, 52,5% vão a falência antes de completar cinco anos. Como se isso não fosse o bastante, o número de empresas que encerraram o ano inadimplente cresceu 5,01%, com um aumento de 3,37% no número de dívidas em atraso.

texto produzido pela Apice consultoria junior parceira do IEG

Com esse cenário de instabilidade política/econômica atual em que vivemos, é necessário pensar muito bem antes de tentar abrir o seu próprio negócio e conhecer também os principais fatores de risco que estão levando a maioria dos negócios à falência.

Sendo assim, através da análise de dados realizada pelo SEBRAE, percebeu-se, que 36,3% das empresas declaram falência devido a erros relacionados a gestão financeira, o que leva a conclusão que o controle financeiro empresarial é fundamental para a permanência de uma empresa no mercado.

Texto feito pela Apice Consultoria Junior parceiro do IEG

Mas o que seria controle financeiro?

São atividades que controlam as finanças de uma empresa, ou seja, são atitudes que irão verificar e planejar cada movimentação monetária da sua empresa. Com isso, cria-se uma ideia sensata de como está indo o seu negócio, se ele é lucrativo ou não, e onde estão as maiores perdas e ganhos, permitindo assim, tomar decisões mais acertivas.

Quais são as principais ações para realizá-lo?

  • Registro das Movimentações
  • Fluxo de Caixa e Demonstrativo de Resultado
  • Lucratividade e Ponto de Equilíbrio
  • Necessidade de Caixa e Balanço Patrimonial

Com essas atitudes é bem provável que o seu negócio não entre nas estatísticas e que ele possa perdurar.

Até porque a falência não está nos planos de nenhum empreendedor!

Quer saber um pouco mais sobre como aplicar esse controle à realidade da sua empresa? Agende sua reunião de diagnóstico gratuita!

empresa junior dá dicas de finanças para pequenas e médias empresas

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap