Este post é escrito por um de nossos parceiros de conteúdo, a Gestão Click! Aproveitem as dicas!

Administrar uma empresa é uma atividade difícil e complexa, e não importa o tamanho que ela possui, mas a gestão eficiente é essencial para garantir o crescimento sustentável do negócio. As principais dificuldades enfrentadas pelos gestores é a necessidade de gerenciar todos os setores da empresa e lidar com diversas situações diferentes, todas importantes, ao mesmo tempo.

No caso das pequenas empresas a dificuldade aumenta ainda mais pelo menor número insuficiente de funcionários para desempenhar as atividades, muitas vezes sobrando funções a serem acumuladas pelo gestor. É fundamental que o gestor tenha foco e busque a sua melhoria continuamente, do contrário, o negócio está fadado ao fracasso.

A administração eficaz exige o planejamento de ações, organização de atividades, coordenação e controle de recursos, atendimento e compreensão das necessidades dos clientes, e outras atitudes que visam a obtenção dos melhores resultados financeiros, operacionais e logísticos.

A gestão de uma empresa exige comprometimento com resultados e empenho para alcançar os objetivos. Existem algumas técnicas e boas práticas para conseguir desempenhar bem a função, que podem facilitar o dia-a-dia e o funcionamento da empresa:

1. Encontre o empreendedor dentro de você

Um empreendedor é, acima de tudo, alguém que tem a capacidade de despertar dentro de si mesmo a energia e a responsabilidade para assumir um trabalho e alcançar os resultados propostos. Ao aceitar o cargo de administrador de uma empresa você é o responsável por aquele negócio e precisa assumir as funções com todos os ônus e bônus.

Leia muito e busque bons blogs de gestão, finanças, vendas, recursos humanos, que podem manter você atualizado nesses segmentos. É importante que o gestor entenda um pouco de cada coisa para conseguir desempenhar as diversas funções necessárias em uma pequena empresa que não conta com tantos funcionários.

2. Defina metas alcançáveis e acompanhe os resultados

É complicado olhar para uma meta alta e criar estratégias para alcançá-la. Valores altos assustam as pessoas, mas quando você divide uma meta anual em parcelas mensais, o susto é menor. E você ainda pode reduzir em valores diários para torná-la mais acessível e assim criar algumas estratégias para atingi-la.

Além de criar as metas e estabelecer as estratégias para alcançá-las, é preciso acompanhar os resultados para identificar possíveis necessidades de readequação da estratégia.


3.Adote um sistema de gestão

A tecnologia oferece diversas opções para auxiliar a gestão das empresas e uma das mais eficientes é o sistema integrado de gestão ERP. Com ele será possível reunir em um só lugar todas as informações importantes do negócio e o gestor terá acesso online a todos os dados em qualquer lugar e em qualquer momento.

O sistema ERP permite o controle do estoque, controle financeiro, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e fornecedores, acompanhamento dos recebimentos e pagamentos, além de facilitar a criação de projeções financeiras que auxiliam no planejamento futuro e na tomada de decisões importantes da empresa.

Texto publicado pelo parceiro do IEG Gestão Click


4. Crie uma estratégia de comunicação interna

Uma das partes mais importantes de uma empresa é a comunicação eficaz e integrada entre os colaboradores e funcionários. E essa necessidade existe tanto em pequenas como em grandes empreendimentos. Muitos dos problemas enfrentados pelas empresas são resultados de falhas de comunicação.

Existem métodos que podem facilitar esse processo de comunicação interna, como a colocação de um quadro de avisos em um local de grande movimento dos funcionários em pequenas empresas, ou utilizar as tecnologias para facilitar a troca de mensagens. O importante é que haja uma preocupação em criar maneiras eficientes para a divulgação das informações relevantes aos funcionários.

5. Desenvolva uma estratégia de marketing

Qualquer empresa precisa de clientes para alcançar o lucro desejado e é imprescindível que haja a divulgação correta do negócio para o público alvo, e assim potencializar as vendas. Esse é mais um dos dilemas dos gestores de pequenas empresas que não tem uma equipe própria para desenvolver as estratégias de marketing. Mas a atividade precisa ser feita.

Mais uma vez os blogs e a leitura especializada nesse segmento podem ajudar muito dando dicas de marketing e ensinando a colocar em prática as estratégias e criar uma boa divulgação para a empresa.

6.Promova a qualidade de vida

 Adotar ações de qualidade de vida e bem-estar dos funcionários facilita a gestão, pois promove uma maior integração e comprometimentos deles com a empresa, por se sentirem mais valorizados e satisfeitos. Áreas de convivência, realização de confraternizações esporádicas e o conforto ajudam a garantir esse bem-estar.

Com essas dicas a gestão empresarial da sua pequena empresa se tornará mais eficiente e você conseguirá superar as dificuldades de ter poucos funcionários disponíveis.

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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