No último dia 7 de dezembro, as empresas vencedoras do leilão do 5G assinaram os contratos para o uso dessa tecnologia no Brasil. A disponibilidade de tecnologia 5G é crucial para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Essa tecnologia é 100 vezes mais rápida do que a tecnologia 4G, e suporta um volume enorme de equipamentos com tempo de resposta praticamente instantâneo.

Imagine um mundo em que casas, transportes e cidades são inteligentes e são modelados digitalmente, permitindo compreender o que está acontecendo em tempo praticamente real e agir de maneira preventiva, corrigindo rumos antes que problemas maiores aconteçam. Um mundo em que praticamente todos os equipamentos podem ter seu gêmeo digital, sendo monitorados e controlados remotamente. A tecnologia 5G e os avanços tecnológicos em sensores, algoritmos e computação estão caminhando a passos largos para transformar essas ideias em realidade.

Agora, olhe para dentro de sua organização.

Olhe para como seus processos são executados.

Eles estão preparados para este mundo digital e conectado?

O mais interessante é que a tecnologia que permite a criação do gêmeo digital da sua organização já existe, e se chama Process Mining.

Process mining é a disciplina que combina mineração de dados com a gestão de processos. Na mineração de dados, você analisa dados das mais variadas origens para descobrir padrões e tendências, visando extrair informações úteis que possam gerar inteligência para o seu negócio. Na gestão de processos, você busca identificar, melhorar e gerenciar processos de negócios garantindo o seu alinhamento à estratégia, maximizando o uso dos recursos e aumentando a produtividade das operações.

Com Process Mining, você parte dos dados da execução dos processos para, a partir deles, encontrar a estrutura dos processos, a sequência de atividades realizadas e métricas que vão permitir identificar ineficiências e riscos à sua organização.


“Processos – não departamentos – descrevem como uma organização cria valor.”

Enquanto nos gêmeos digitais de equipamentos, precisamos de sensores produzindo dados que serão consumidos por modelos, Process Mining consome logs de eventos, gerados pelos sistemas de informação que suportam os seus processos de negócio. Estou falando de sistemas como ERP, CRM, URA, sistemas de gestão de fluxo de trabalho, quaisquer sistemas que sejam process-aware, ou seja, que considerem a sequência de atividades necessárias à execução de um processo.

A partir dessas informações, Process mining permite:

  1. Descoberta automática dos processos, dando transparência e visibilidade à dinâmica de suas operações;
  2. Análise de conformidade dos processos, verificando se os processos são executados de acordo com os modelos formalizados pela sua organização;
  3. Identificação automática de ineficiências nos processos, como gargalos, retrabalhos e lentidão;
  4. Comparação de variantes do processo, possibilitando identificar benchmarks internos e melhores práticas;
  5. Identificação de potenciais causas-raízes das ineficiências e falhas descobertas em seus processos;
  6. Análises preditivas, possibilitando aos gestores antecipar a presença de potenciais problemas e agir preventivamente;

A adoção de Process Mining como parte do seu toolkit de ferramentas e métodos leva a sua gestão de processos a um novo patamar:

  • Promovendo a otimização de processos com base em dados;
  • Identificando os melhores pontos de automação nos seus processos e a posterior validação do retorno do investimento, em caso de implementação de projetos de automação;
  • Gestão das operações, acompanhando a execução dos processos em tempo real e possibilitando análises preditivas e ações corretivas em seus processos;
  • Gestão da jornada do cliente em processos front-end, como conversão de clientes, onboarding e atendimento, identificando atritos na jornada a partir do comportamento do cliente com seu sistema;
  • Otimização das equipes de controles internos e auditorias, que passam a ter uma ferramenta que automatiza a identificação de não-conformidades, liberando essas equipes para atuar sobre os casos efetivamente identificados.

Você está preparado para começar a construir o Gêmeo Digital da sua Organização?

Escrito por: Carla Kitsuta – Chief Marketing Officer – EverFlow

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap