Todos nós sabemos que setores da tecnologia ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho, devido aos avanços da tecnologia no Brasil e no mundo.

Pautas sobre tendências em tecnologia estão em alta, principalmente no que se refere às redes sociais.

Nesse cenário, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, responsável pelas redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou recentemente o entusiasmo em investir pesado no Metaverso, um universo totalmente virtual construído para estreitar ainda mais as relações através da conexão e da imersão em tela.

Para atender às demandas na constante evolução da tecnologia, profissionais capacitados são necessários, certo?

Então, que tal descobrir quais áreas da Tecnologia prometem gerar grandes oportunidades nos próximos anos?

Segundo uma matéria publicada pela revista Exame, até o mês de setembro desse ano, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou 123.544 novos empregos no setor de Tecnologia da Informação. A projeção anterior da demanda para 2021 era de 56.693 cargos. Impressionante esses números, não é mesmo?

Esses dados fazem com que as projeções para os próximos anos também sejam alteradas, onde eram esperados cerca de 420 mil profissionais para suprir as demandas da área até 2024, porém, ainda segundo o relatório estudado, a projeção é que até 2025 sejam 797 mil empregos gerados na área de Tecnologia da Informação.

Segundo o presidente da Brasscom,  a demanda por profissionais da área cresceu consideravelmente nos últimos anos, principalmente por conta da migração das empresas para o ambiente digital, devido à pandemia da COVID-19.

Mas uma preocupação que em torno do tema é sobre a fonte para capacitação dos profissionais da área. A Brasscom considerava que o déficit de profissionais capacitados para os cargos emergentes poderia chegar a 260 mil até 2024. Considerando apenas a oferta de alunos formados pelo ensino superior em tecnologia, o déficit de profissionais chegaria a 530 mil até 2025.

Uma solução pensada pela Associação  foi criar um programa para  introduzir matérias eletivas nos cursos de ensino superior que possuam alguma afinidade com as carreiras de tecnologia. Com essa ação a oferta de profissionais pode superar a demanda média de 159 mil empregos por ano.

Confira a lista preparada pela  Brasscom de onde estarão os empregos de tecnologia, considerando o total de 797 mil empregos. A demanda por profissionais foi distribuída por tecnologias maduras, emergentes e de nicho.

Veja  quais são as áreas abaixo:

  1. Big Data & Analytics – 26,1%
  2. Nuvem – 16,8%
  3. Web mobile e outras – 16,4%
  4. Inteligência artificial – 13,8%
  5. Internet das Coisas – 12,8%
  6. Blockchain – 6,3%
  7. Segurança da informação – 5,2%
  8. Redes sociais – 1%
  9. Realidade virtual – 0,8%
  10. Robótica – 0,5%
  11. Impressão 3D – 0,3%

Já deu para notar o quão importante é estar por dentro das novidades e tendências da área de tecnologia. Quer alavancar ainda mais a sua carreira? Clique aqui e conheça nossos treinamentos In Company!

Fonte: Revista Exame

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap