Oque é?

O Princípio de Pareto consiste principalmente na ideia de que 80% dos efeitos surgem por causa de apenas 20% dos fatores.

E isso pode ser aplicado em diferentes relações de causa e efeito.

Também conhecido como regra 80/20, esse princípio surgiu a partir das observações do economista Vilfredo Pareto acerca das relações de causa e efeito em dois diferentes contextos: o cultivo de ervilhas e a posse de terras na Itália.

Assim como 80% das ervilhas eram produzidas por apenas 20% das vargens, 80% das terras na Itália eram propriedades de apenas 20% da população.

Onde aplicar esse princípio?

A aplicabilidade desse princípio é enorme, mas é muito comum ser usada para produtividade, negócios e marketing.

Isso se deve ao fato de que muitas das análises chegam à conclusão de que:

  • 80% dos resultados se devem a 20% dos esforços da equipe;
  • 80% do faturamento se deve a 20% dos produtos;
  • 80% dos resultados se devem a 20% das estratégias de marketing.

Com dados como esses, é possível direcionar os esforços da equipe e os investimentos do negócio para as atividades que possuem maior grau de importância.

Dessa forma, é possível escalar os resultados da empresa e até mesmo descontinuar atividades menos relevantes.

Como aplicar?

Entretanto, essa regra não é incontestável e a proporção 80/20 pode variar.

Para a aplicar esse princípio, é necessário fazer uma análise dos dados disponíveis através da construção do Diagrama de Pareto.

O diagrama consiste em relacionar cada ação com os seus resultados e com a frequência acumulada dessas ações, de forma que é possível distinguir quais ações são mais importantes para determinado tipo de resultado. 

É muito importante a análise dos seus próprios dados, porque apesar de ser uma regra bastante comum, as atividades responsáveis pelos principais resultados de uma determinada empresa não necessariamente serão as mesmas para a sua e assim você pode perder tempo, esforço e investimento nas atividades erradas. 

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap