O Robotic Process Automation (RPA) veio para ficar e promete tornar os processos das empresas cada vez mais eficientes.

Com um mercado cada vez mais dinâmico devido, principalmente, à evolução da tecnologia, as organizações estão tendo que se transformar e reinventar para acompanhar essa revolução.

Dentre as soluções tecnológicas mais buscadas pelos executivos de grandes empresas, está o Robotic Process Automation (RPA), já que pode ser aplicado em companhias de todos os setores e tamanhos.

Mas afinal, o que é RPA?

Essa tecnologia consiste em robôs em formato de software que substituem o trabalho humano em atividades baseadas em regras.

Normalmente, o RPA é implementado em processos manuais que são repetitivos e possuem interações com múltiplos sistemas.

Entretanto, é importante ressaltar que é fundamental que os dados utilizados pelo robô estejam estruturados e em formato digital, de forma que seja possível a leitura e processamento dos mesmos.

Como escolher quais processos robotizar?

Sabemos que todas as empresas acabam tendo muitos processos manuais e repetitivos e ficam sem saber por onde começar.

De acordo com pesquisas realizadas pelo IEG, as áreas Financeira, Contábil e Tributária são as mais comuns para a implementação de RPA, visto que possuem atividades repetitivas, com alto volume de transações, contendo decisões baseadas em regras e um alto número de pessoas alocadas, fatores decisivos para os executivos na hora de escolher o processo em que a tecnologia será utilizada.

Quais são as principais ferramentas de RPA do Mercado?

Existem diversos fornecedores que oferecem soluções voltadas para o desenvolvimento de RPA, como Automation Anywhere, Blue Prism e UiPath.

Vale destacar que muitas empresas costumam implementar soluções de fornecedores distintos, de forma a comparar as plataformas antes de fazer uma determinação final em qual solução se comprometer.

Mas os principais fatores considerados pelas organizações na hora dessa escolha são:

  • Facilidade de implementação;
  • Custo;
  • Segurança;
  • Suporte;
  • Flexibilidade.

E quais os resultados que o RPA traz para as empresas?

A robotização de processos pode trazer diversos benefícios para as organizações, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Aumento do nível de satisfação dos clientes;
  • Maior agregação de valor por parte do CSC;
  • Funcionários mais satisfeitos;
  • Maior controle.

Mas nem tudo são flores, certo?

Certo. Apesar de trazer diversos benefícios, a utilização de RPA requer atenção para evitar problemas na operação. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se:

  • Modelo de governança;
  • Infraestrutura de TI;
  • Simplificação e estruturação dos processos;
  • Bases de dados estruturadas;
  • Gestão de acessos;
  • Mão de obra capacitada para criar e operar o RPA;
  • Resistência dos funcionários.

O RPA é uma tecnologia que está se consolidando cada vez mais no mercado.

Não é à toa que em pesquisa recente, realizada pelo IEG com grandes e médias empresas com escritório no Brasil, observou-se que mais de 90% já estão utilizando a robotização de processos.

Mas vale destacar que apesar de todos os impactos positivos gerados pelo RPA, ele não é a solução para todas as atividades não automatizadas de uma organização, outras tecnologias também devem ser avaliadas para verificar qual melhor se encaixa no desafio enfrentado.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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