Ultimamente a análise de dados se popularizou e com isso muitas pessoas apresentam dúvida a respeito dessa temática, achando que é um conhecimento inalcançável, exclusivo de quem sabe programar, mas não é bem assim. 

Análise de dados é, basicamente, transformar um conjunto de dados em informação.

Os dados são os números que você tem na planilha, a informação é o que você pode analisar através desses dados e a partir disso definir o seu plano de ação.

Além da parte lógica de filtrar os dados, é necessário ser criativo para pensar em estratégias e resolver problemas complexos.

Esse refinamento dos dados vai direcionar a tomada de decisão de forma ágil para um resultado assertivo.

A empresa que não tem a preocupação de se guiar pelos dados vai ficar no escuro e está colocando as suas operações em risco.

Todas as empresas têm indicativos, porém analisar os dados não é apenas olhar o comparativo de números, é ter a inteligência para agir a partir do que os números estão mostrando.

Por que eu deveria aprender?

A análise de dados permite uma certa previsibilidade do futuro.

Um time de marketing ou de vendas que consiga compreender os dados e detectar padrões vai trabalhar com um olhar mais assertivo para as tomadas de decisão.

Da mesma forma um time de RH poderá ser mais efetivo no gerenciamento de pessoas ou um time de investimento poderá ter uma maior previsibilidade do mercado financeiro.

Quando todos os setores de uma empresa são orientados por dados, todos estão inseridos no mesmo objetivo e assim os processos ficam mais otimizados e a percepção de oportunidade e riscos ampliam a visão de todos. 

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap