O 12th Shared Services Knowledge Exchange (SSKE), promovido pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), aconteceu no dia 07 de maio de 2025, em São Paulo, e reuniu em torno de 160 participantes de de cerca de 70 CSCs do país.
Com o tema “CSC em Foco: inteligência analítica, desenvolvimento humano e impacto global”, o evento SSKE se consolida como o maior evento de interação e discussão para líderes e especialistas que atuam na gestão e evolução do mercado de Serviços Compartilhados brasileiro.
O 12th SSKE foi estruturado para oferecer uma experiência completa com uma programação rica, muita troca de experiências e com networking estratégico.
A palestra de abertura,conduzida por Diogo Cortiz, doutor em Tecnologias da Inteligência e especialista em Neurociência, provocou reflexões importantes sobre o impacto da inteligência artificial nas organizações e no comportamento humano, destacando reflexões relevantes como “A tecnologia muda o comportamento”, “Não podemos subestimar a inteligência artificial”, “O problema da IA não é apenas estar errada. É estar errada e nos convencer que está certa”, um verdadeiro convite à reflexão!
Fonte: IEG
Ao longo do dia, os participantes acompanharam uma agenda robusta, com conteúdos simultâneos acontecendo e distribuídos em três espaços: Knowledge, Solutions e Hands-On. Além disso, o evento contou, pela primeira vez, com um momento para a realização de discussões direcionadas, os “Grupos de Discussão Direcionados”, uma nova dinâmica que promoveu reflexões acerca de temas oferecidos pelo IEG no evento para trocas práticas sobre desafios tais como: escopo de processos nos CSCs, integração com o negócio, retenção de talentos, transição de sistemas e o desenvolvimento de novos perfis profissionais para o setor.
No Espaço Knowledge, tivemos a participação de empresas como WEG, AFIP, Frísia, Matera, Copastur, entre outras, que abrilhantaram as discussões e reflexões do evento. As sessões abordaram temas estratégicos como a centralidade da experiência do cliente no CSC, com o case da WEG; os caminhos para a hiperautomação e os aprendizados de empresas que já estão aplicando essas tecnologias na prática, como AFIP, Frísia e Join4; e o equilíbrio entre cultura e inovação tecnológica como motores de resultados sustentáveis, tema discutido por lideranças da Nortrez, Matera e Copastur. Os conteúdos trouxeram à tona a importância de alinhar processos, pessoas e tecnologia para fortalecer o papel estratégico dos CSCs nas organizações.
Já no Espaço Solutions, os debates giraram em torno da aplicação de tecnologias e ganhos de eficiência, com a RD Saúde, que falou sobre a redução de 65% dos custos com soluções low-code, o Grupo Sinosserra, que compartilhou os impactos positivos da IA Generativa em seus processos e a Suzano, que apresentou sua jornada de automação fiscal em grande escala.
No Espaço Hands-On, o fator humano foi o centro das discussões. Representantes da MadeiraMadeira, Vitru Educação e do próprio IEG trouxeram reflexões sobre cultura organizacional, bem-estar, escuta ativa de clientes e uso estratégico de indicadores de desempenho como forma de valorização profissional.
A palestra de encerramento foi ministrada por João Turella e trouxe uma abordagem centrada em liderança e transformação, com o tema “Liderança que faz acontecer: preparando pessoas para um mundo em constante mudança”. Sua fala fechou o evento com um convite à ação, reforçando a importância de líderes preparados para lidar com os desafios de um cenário em constante evolução.
O espaço de estandes no 12th SSKE, também foi um grande destaque a parte. Empresas como Join4, BotCity, V360, Nortrez, Oitchau, Requestia e o próprio IEG marcaram presença apresentando soluções inovadoras, promovendo conexões valiosas e trocas com os participantes. Nesse ambiente dos estandes, realizamos todos os momentos de breaks do evento, promovendo um networking bastante rico entre todos os participantes do evento.
Fonte: IEG
Fonte: IEG
Principais Insights do evento:
- Transformação Social e Novos Paradigmas da IA: A Inteligência Artificial está criando novos paradigmas sociais, alterando o comportamento humano, a produtividade, o mercado de trabalho e a forma como interagimos com a informação. O momento atual exige experimentação, compreensão das mudanças comportamentais e uma abordagem responsável diante do potencial transformador da IA.
- Inteligência Artificial e Automação em CSCs: A IA, especialmente a Generativa, e a automação (RPA) foram apresentadas como ferramentas cruciais para a transformação dos CSCs, resultando em reduções expressivas de custos e tempo, além de aumento da eficiência e agilidade.
- Gestão da Experiência do Cliente (CX) e Voz do Cliente (VoC): Colocar o cliente no centro das operações do CSC é vital, utilizando múltiplos canais para capturar feedback e transformando esses dados em ações concretas. A comunicação eficaz e a melhoria contínua baseada na percepção do cliente foram destacadas como impulsionadoras de satisfação e resultados.
- Indicadores de Desempenho (KPIs) e Governança de Dados: A definição clara, o acompanhamento sistemático e a governança robusta de KPIs são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas e a gestão de desempenho em CSCs. A padronização de métricas e a criação de fichas técnicas para KPIs em contextos globais foram apontadas como boas práticas.
- Liderança, Cultura Organizacional e Bem-Estar: O papel da liderança em preparar as equipes para um cenário de constantes mudanças, especialmente com a IA, é crucial, focando em tranquilizar, inspirar uma visão de negócio e cuidar do lado humano. Uma cultura organizacional positiva e o bem-estar dos colaboradores são essenciais para gerar resultados reais no CSC.
O 12th SSKE mais uma vez cumpriu seu papel como o maior evento de interação e discussão sobre Serviços Compartilhados do país, com um l dia inteiro de muita discussão, e conexão entre profissionais de CSCs. Conteúdos ricos, troca e compartilhamento de aprendizados e experiências que certamente terão impacto nas estratégias das empresas que estiveram no evento.
O IEG segue comprometido com o desenvolvimento do mercado de serviços compartilhados e convida todos os profissionais a acompanharem os próximos eventos. Em Setembro realizaremos o Shared Services Leadership Forum, principal evento para líderes de CSC do país. Que participar desse grande evento que realizaremos? Mais informações, acesse.