Você sabe quais são as Perspectivas sobre o Metaverso?

Há algum tempo temos ouvido bastante sobre esse termo, que foi apresentado pela primeira vez em 1992, pelo escritor norte-americano Neal Stephenson em sua obra ‘’Snow Crash’’, onde foi introduzida a ideia de se acessar uma espécie de realidade paralela e ter experiências mais imersivas.

O investimento nesse espaço virtual acontecia desde os anos 90 na área de jogos, mas não obteve um grande sucesso devido, principalmente, à limitação tecnológica da época.

Porém, nos últimos anos, um grande investimento no Metaverso e na realidade virtual vem sendo feito por parte de algumas big techs, como Facebook e Microsoft. A tendência é que cada vez mais as tecnologias relacionadas ao Metaverso sejam desenvolvidas e, por consequência, a experiência por parte dos usuários melhore.

Sendo o Metaverso um espaço virtual coletivo em que as pessoas podem interagir umas com as outras em uma realidade virtual por meio de dispositivos digitais, a intenção é que seja possível abrir novas possibilidades de interação, tanto na área relacionada a jogos como no âmbito do trabalho ou na forma de fazer eventos. Portanto, essas empresas investem para que o Metaverso seja cada vez mais acessível ao público.

A tecnologia avança mais a cada dia e temos observado como esse conceito está sendo incorporado em nosso cotidiano, através de nossos smartphones, computadores e outros muitos dispositivos digitais do nosso dia a dia.

 O Metaverso, como uma fusão entre o espaço físico e o digital, tem proporcionado novas formas de interação e consumo, integrando o mundo real e o mundo digital.

Contudo, diversas dúvidas sobre esse contexto atual e a dimensão de seus impactos que recairão na sociedade, de forma geral, causam receio e entusiasmo a líderes e gestores de empresas. Por isso, esse é o momento de buscar informações, analisar cenários e determinar novos caminhos para os negócios nessa nova realidade.

E quais são as perspectivas para esse novo cenário? Pensando em entender um pouco esse novo contexto, o IEG realizou a Primeira Parte da Pesquisa sobre as Perspectivas do Metaverso.

O estudo teve como objetivo identificar as principais percepções dos profissionais brasileiros no cenário emergente do Metaverso e suas perspectivas para o futuro.

O IEG aplicou o formulário de coleta de informações no período de 17 de maio a 5 de junho de 2022, e as análises apresentadas demonstram a visão e o posicionamento dos participantes durante o período em questão frente ao Metaverso.

A Pesquisa foi respondida por mais de 100 profissionais que atuam em empresas de diferentes segmentos e destacamos alguns insights abaixo:

Segundo o resumo do relatório de resultados da pesquisa, mesmo sendo um termo relativamente recente, o conceito do Metaverso está totalmente claro para 42% dos respondentes. Entretanto, metade deles conhece apenas parcialmente e 8% desconhecem o tema, fato que mostra que ainda há uma oportunidade de maior disseminação do assunto.

Fonte: Relatório – Pesquisa sobre as Perspectivas do Metaverso IEG

A pesquisa apontou que, para os profissionais, as áreas que têm mais oportunidade de utilizar o Metaverso são a de Atendimento ao Cliente, Marketing e RH.

Confira abaixo:

Fonte: Relatório – Pesquisa sobre as Perspectivas do Metaverso IEG

Essas e outras análises você poderá conferir clicando aqui e baixando o relatório com o resumo dos resultados do estudo.

O IEG possui uma forte atuação no mercado de Serviços Compartilhados, estando em contato com empresas referências neste segmento através de eventos, pesquisas, revista e parcerias firmadas.  Para mais informações, entre em contato com o IEG no e-mail: pesquisas@ieg.com.br

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *