Você sabe o que é um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) e por que esse modelo está presente em mais da metade das 100 empresas Melhores e Maiores listadas pela Exame?

Um CSC pode ser definido como uma estrutura de centralização de processos aplicada, sobretudo, às atividades de suporte das empresas que apresentam grande volume de transações, como Contas a Pagar, Contas a Receber, Folha de Pagamento, dentre outras.

Entretanto, o modelo vem evoluindo ao longo dos anos de forma que os CSCs absorvam não somente processos de suporte.

Mas também aqueles que agregam valor aos negócios, desde que apresentem sinergia entre as unidades da empresa.

Vale destacar que não basta apenas centralizar os processos para ser considerado um CSC, é importante que haja uma cultura de prestação de serviços orientada para as necessidades dos usuários, além da padronização e otimização dos processos centralizados.

Para as organizações, os principais benefícios de estruturar um CSC são:

  • Padronização dos processos;
  • Foco das unidades de negócio em suas atividades core;
  • Simplificação do processo de absorção de novas empresas;
  • Controle das operações de backoffice.

O mercado de Serviços Compartilhados vem evoluindo anualmente no país e cada vez mais empresas começam a utilizam o modelo.

Atualmente mais de 200 empresas possuem CSC no Brasil e a taxa média anual de crescimento desse mercado nos últimos 5 anos foi de 14% ao ano.

O IEG elabora a Pesquisa Benchmark em CSC,  um estudo aplicado há mais de 10 anos devido à necessidade dos gestores dos CSCs de conhecerem as boas práticas do mercado e identificarem oportunidades de melhoria nos processos de suas organizações. 

Confira os 5 motivos para sua empresa participar da Pesquisa Benchmark em CSC 2021 e não perca tempo!

1. Ferramenta dinâmica de análises

Um dos resultados entregues às empresas participantes da Pesquisa Benchmark em CSC é uma ferramenta dinâmica de análises em Excel, que permite realizar comparações detalhadas para embasar a tomada de decisão no que tange aos Centros de Serviços Compartilhados.

2. Tenha uma visão geral dos macroprocessos

O estudo realiza análises nos CSCs levando em conta produtividade em custos e nível de serviço, compreendendo 8 macroprocessos:

  • Requisition to Pay;
  • Order to Cash;
  • Fiscal;
  • Contabilidade;
  • Recursos Humanos;
  • TI;
  • Facilities;
  • Jurídico.

3. Compare o nível de maturidade do seu CSC com o mercado

A classificação dos CSCs é feita de acordo com os níveis de estruturação da sua empresa. São utilizados os seguintes critérios:

  • Custeio e Cobrança;
  • Formação de Time;
  • Gestão de Processos;
  • Inovação e Tecnologia;
  • Nível de Serviço;
  • Relacionamento com o Cliente Interno.

4. Benchmarking com grandes empresas

Grandes empresas que participaram da Pesquisa Benchmark em CSC nos últimos anos

5. Acompanhe a evolução do seu CSC 

O estudo permite um acompanhamento da evolução dos CSCs ao longo dos anos e busca guiá-los até o atingimento da excelência na Gestão e Operação de Serviços Compartilhados.

Quer saber como sua empresa pode participar?

Clique aqui, preencha o formulário e a Equipe IEG entrará em contato com mais informações.

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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