A consultoria americana Gartner listou, recentemente, algumas das principais tecnologias estratégicas para as empresas em 2023. “Esperamos que essas tendências criem um imperativo para agir entre pelo menos 20% de nossos clientes de TI, tornem-se amplamente aplicáveis ​​aos líderes digitais, de TI e tecnologia e às ambições estratégicas de muitos CEOs.”

Confira algumas das tecnologias que serão aliadas dos negócios no próximo ano:

1. Observabilidade Aplicada

Otimizando o processo de monitoramento, a “Observabilidade Aplicada” vem acompanhada de estudos de inteligência artificial para analisar, com informações fornecidas pelas empesas, possíveis recomendações que auxiliem a rápida tomada de decisão. Neste caso, o trabalho com um arquiteto de dados pode ser muito útil para conduzir melhor, mais rápido e de forma mais consistente as decisões de negócios.

2. Industry Cloud Platforms

A “Industry Cloud Platforms” se refere a plataformas em nuvem na indústria, combinando Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS) com funcionalidades personalizadas e específicas de cada setor da empresa. Segundo a consultoria Gartner, em 2027, mais de 50% das empresas utilizarão a tecnologia para acelerar suas iniciativas de negócios.

3. Metaverso

O “Metaverso” é um espaço criado em um ambiente digital para que as pessoas interajam de forma mais próxima à realidade. De acordo com o levantamento da empresa de consultoria americana, “Isso pode acontecer transportando ou estendendo as atividades físicas para um mundo virtual ou transformando o mundo físico. É uma inovação combinatória composta por vários temas e capacidades de tecnologia e não uma única tecnologia”.

Ainda segundo a consultoria Gartner, os impactos do Metaverso poderão ser observados em setores diversos do mercado. Veja na imagem abaixo:

Fonte: Revista Exame

Fonte: Revista Exame, Consultoria Gartner

A transformação nas organizações já está começando, de acordo com o relatório obtido através da consultoria americana, em 2026, mais de ¼ das empresas estarão no metaverso e pelo menos 25% da população mundial deverá passar pelo menos 1 hora do seu dia dentro do ambiente digital.

Fonte: Revista Exame

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap