Se você está na universidade ou acabou de se formar, há uma verdade quase que absoluta sobre sua atuação no mercado:

apesar de entender a teoria, você ainda não tem muito a oferecer em termos práticos.

E está tudo bem!

Ninguém precisa sair da faculdade um mestre nos empreendimentos e novos negócios. Como já falamos por aqui, pegar o diploma é só o começo da caminhada… e, por isso, se preocupar com networking para universitários é tão importante.

[clickToTweet tweet=”Não importa só o que você sabe, mas sim, quem você conhece! ” quote=”Não importa só o que você sabe, mas sim, quem você conhece! ” theme=”style3″]

Contrariando tudo aquilo que você acreditava sobre a escalada profissional, a rede de contatos não começa a se fortalecer para você depois do seu pós-doutorado ou primeiro Nobel. Ela começa agora, com você na sala de aula ou recém-saído dela.

Veja nossas dicas de networking para universitários e coloque-as em prática assim que fechar a aba desse site. Afinal, você batalhou muito para chegar onde chegou, e será uma pena se não mostrar às pessoas todo o seu potencial.

1. Desenvolva um mindset positivo

Você passou alguns anos estudando para uma profissão e, se for inteligente, sabe que todos eles não foram, nem de longe, o suficiente: a vida está aí, repleta de aprendizados.

Isso, contudo, não pode te desanimar. Ao contrário, use essa limitação temporária para mostrar às pessoas o tamanho dos seus sonhos. Um bom networking para universitários começa com os estudantes dizendo a potenciais bons contatos que eles ainda estão começando, mas que têm muita sede de aprender.

Essa frase abre portas.

2. Trabalhe sua imagem e reputação

O período da faculdade é ótimo: desenvolvemos novas habilidades, fazemos amigos e nos divertimos muito, principalmente nos intervalos das aulas, jogando sinuca, indo pro bar…

… acontece que quem só vive de jogar sinuca e ir pro bar não passa a melhor imagem para seus professores e colegas. E a realidade é que, por mais que seja um período de libertação, a época da faculdade é, também, seu primeiro contato com empregadores e concorrência.

Todos na sua sala podem te exaltar ou te derrubar no mercado de trabalho, simplesmente pelo que você mostra ser durante a faculdade. Pense nisso.

3. Invista em estágios exclusivos para estudantes

Tem melhor networking para universitários do que participando de estágios exclusivos para estudantes?

Ao ser selecionado para um deles, mostre bastante proatividade e conhecimentos técnicos. O salário pode não ser dos melhores, mas lembre-se: você não tem muito a oferecer enquanto não saiu da universidade. Portanto, ao invés de perder tempo e energia reclamando do trabalho e seu pagamento, mostre serviço e pleiteie vagas que podem te render muito mais.

4. Faça trabalhos voluntários

Participar de atividades que podem melhorar suas habilidades e, ao mesmo tempo, te colocar em contato com pessoas com o potencial de alavancar sua carreira é imprescindível no seu plano de networking para universitários.

A realidade é que muitas dessas pessoas estarão em ciclo de trabalhos voluntários, onde a empatia e a preocupação com o próximo são duas habilidades extremamente valorizadas.

Se quiser exercitar um pouco mais disso antes de se formar, faça trabalhos voluntários – principalmente se você sonha em trabalhar, no futuro, com o terceiro setor. O voluntariado vai te dar uma boa perspectiva de como essa área funciona. E ainda tem mais, sabia que existe um setor que está entre o terceiro e o primeiro? Chama-se Impacto Social e nele é possível obter lucro e também pensar nas pessoas e no social.

5. Deixe uma boa marca

O professor pediu um trabalho e você fez algo meia boca só para conseguir os pontos no prazo de entrega? Tudo bem, a escolha é sua. Contudo, lembre-se sempre de que o professor pode ser o seu principal advogado no mercado de trabalho, te indicando conforme suas habilidades – ou, até mesmo, falando para alguém não te contratar!

Já pensou no papelão?

reputação

Evite esse tipo de coisa sendo responsável com seus afazeres universitários e deixando uma boa marca na sua passagem pela faculdade.

Gostou das dicas? Então conta pra gente: que tipo de networking para universitários você pratica?

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap