Um CSC tem como principal objetivo a centralização de atividades transacionais da empresa, a fim de reduzir custos e otimizar processos. Nesta linha, muitas empresas contam com uma equipe que auxilia as áreas do CSC buscando oportunidades de melhorias e ganhos de produtividade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IEG em um dos grupos de discussão sobre Serviços Compartilhados, aproximadamente 60% das empresas participantes já possuem uma Célula de Projetos no próprio CSC, responsável por planejar e executar os projetos de melhoria relacionados aos processos que estão no Centro. Esta célula, normalmente, está centralizada na área de Gestão e Planejamento do CSC e é composta por cerca de 4 funcionários, em média.

Para o gerenciamento dos projetos conduzidos pela célula são necessárias técnicas, metodologias e ferramentas de forma que os mesmos sejam realizados de forma bem-sucedida. Todas as empresas participantes da pesquisa e que possuem a Célula de Projetos no CSC utilizam alguma ferramenta para realizar esse gerenciamento. Entre os softwares mencionados, pode-se citar o MS Project como o mais utilizado. Além deste, também foram citados: Ace Project, Excel, entre outros. A forma que os colaboradores entram em contato com esta célula para solicitar ou sugerir alguma melhoria ou solicitar um novo projeto é diferente em cada empresa. Algumas empresas recebem esta demanda através de canais como o próprio software utilizado, além de e-mails e reuniões estratégicas. Vale destacar que as análises de indicadores e fluxos realizadas pela própria área podem gerar uma demanda de projetos de melhoria.

Devido à grande diferença dos projetos que são solicitados pelas áreas do CSC, muitas das vezes os colaboradores da Célula de Projetos encontram dificuldades. Por isso, treinamentos e capacitações são considerados vitais para um bom desempenho dos projetos. Cerca de 60% das empresas que possuem a Célula no CSC recebem algum treinamento para início de atuação.

Em síntese, é possível perceber que a existência de uma Célula de Projetos no CSC pode trazer diversos ganhos para a qualidade dos serviços prestados e, também, para o aumento da produtividade nos processos.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap