A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia e em diversas áreas, desde assistentes virtuais em  smartphones até sistemas de vigilância e diagnóstico médico.

O rápido avanço das tecnologias de IA tem permitido o desenvolvimento de modelos de machine learning cada vez mais complexos e precisos, impulsionando a automação de processos e a criação de novos produtos e serviços.

A inteligência artificial no contexto dos Centros de Serviços Compartilhados tem o potencial de transformar a maneira como os CSCs podem operar, fornecendo uma maior capacidade de automatização de processos e a realização de análises de dados.

Os CSCs consolidam de forma estratégica serviços de suporte para várias áreas de negócios dentro de uma empresa. Eles geralmente abrangem funções como finanças, contabilidade, RH, Fiscal, TI, entre outras. A implementação de um CSC pode trazer vários benefícios para as Organizações, incluindo a redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, maior eficiência e agilidade das entregas.

Confira alguns exemplos de como a IA pode ser aplicada em CSCs:

1. Automação de processos: para automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que os funcionários do CSC se concentrem em atividades mais estratégicas. Por exemplo, a automação robótica de processos (RPA) pode ser usada para realizar tarefas de entrada de dados, processamento de faturas, reconciliação de contas, entre outras.

2. Análise de dados: pode ajudar a analisar grandes volumes de dados gerados pelos CSCs, fornecendo insights valiosos que podem ser usados para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços. Por exemplo, a análise de sentimentos pode ser usada para avaliar o feedback dos clientes e melhorar a experiência do cliente, enquanto a análise preditiva pode ser usada para prever problemas antes que eles ocorram.

3. Chatbots:  são sistemas de inteligência artificial que podem ser usados para fornecer suporte aos clientes em tempo real. Os chatbots podem ser usados para responder a perguntas simples dos clientes, encaminhar as solicitações para o departamento correto e até mesmo realizar tarefas como agendar reuniões e atualizar informações de contato.

4. Assistência virtual: com a assistência virtual aos funcionários do CSC, pode ajudar a encontrar informações e soluções mais rapidamente. Por exemplo, os assistentes virtuais podem ser usados para fornecer respostas para perguntas comuns ou guiar os funcionários através de processos complexos.

Em resumo, a inteligência artificial pode fornecer uma vantagem competitiva para os CSCs, permitindo que eles sejam mais eficientes, ágeis e fornecerem serviços de maior qualidade. A implementação de tecnologias de IA deve ser cuidadosamente planejada e gerenciada para garantir que ela esteja alinhada com as metas estratégicas da organização e que seja capaz de fornecer resultados mensuráveis.

O IEG também trabalha oferecendo soluções tecnológicas para apoio na tomada de decisão das empresas, clique aqui e conheça a MIA, plataforma digital com dados exclusivos sobre CSC!

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *