Ao fim do mês de outubro, durante a conferência anual Facebook Connect, Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da empresa Facebook para Meta. O CEO justificou a decisão declarando que os objetivos da empresa estão se expandindo e vão além da construção de aplicativos e de redes sociais.

Até então, o grupo era responsável pelo WhatsApp, Instagram e pelo próprio Facebook, porém a intenção é romper ainda mais barreiras buscando aproximar as pessoas através da realidade virtual.

O nome “Meta” tem origem grega e significa “além” o que vai de encontro com a nova proposta da organização, que pretende investir 150 milhões de dólares em programadores de realidade virtual e realidade aumentada, focando na interação de pessoas. Segundo a diretora de produtos da Meta, Sue Young “Ao invés de apenas olhar para a tela, você estará nela”. 

Fonte: https://exame.com/tecnologia/novo-nome-facebook/

O novo plano de Mark é então o “Metaverso”, aquilo que ele acredita ser “o novo capítulo da internet”, tornando possível o encontro das pessoas através do universo digital em 3D. 

Ao abrir os aplicativos em seu smartphone você consegue ver hoje então o nome “Meta”, que recebeu também uma identidade visual diferente. O logotipo está em azul degradê e foi pensado para se adaptar à realidade virtual, de forma que os usuários consigam vê-la se mover. Deu até vontade de experimentar os novos projetos da empresa, né? 

Mas o que podemos tirar como lição na decisão de rebranding do Facebook? 

1 – Inovar é sempre importante 

De acordo com a fala de Mark “o Facebook é um dos produtos mais usados da história no mundo” e mesmo com todo esse sucesso ele está pensando em inovar e sair da sua zona de conforto. Portanto, é essencial que em seu negócio você esteja sempre enxergando a frente, identificando possíveis oportunidades de melhorar suas entregas e acompanhar os progressos da sociedade que nos rodeia, eventualmente é necessário se reinventar. 

2 – Planejamento prévio faz toda a diferença 

Ao pensar em reestruturar o seu negócio ou fazer um rebranding em sua marca, é necessário traçar com calma um planejamento prévio. Muitas vezes as ideias surgem quando menos esperamos e já queremos tirá-las do papel, mas antes disso é necessário entender quem você vai impactar e como você fará isso. Além disso, é preciso entender quem vai estar encarregado de te auxiliar nesse processo, quanto tempo levará para aplicar tudo que planejou e quais são as melhores estratégias para trazer as mudanças para o seu público. 

3 – Ninguém chega a lugar nenhum sem um time 

O nome de Mark Zuckerberg fica à frente das inovações da empresa por ele ser o CEO, mas precisamos dar os créditos ao time do Facebook que agora é Meta. Por trás das novas ideias existem muitas pessoas compondo um time, então o trabalho em equipe deve ser muito valorizado. Ainda que a ideia do líder seja genial e que ele seja um ótimo condutor, o time que o ajuda a colocar o planejamento em prática é fundamental para o sucesso posterior. 

4 – Esteja sempre se atualizando 

Nunca ache que sabe de tudo! É sempre tempo de aprender coisas novas, principalmente com as mudanças tecnológicas. Esteja sempre se atualizando e estudando sobre o seu nicho de mercado para encontrar gaps e preenchê-los. A equipe do Facebook supriu a dor de muitos clientes com a construção das mídias sociais e agora está buscando novas chances de crescer ainda mais! Aplique isso no seu dia a dia e se inspire com esse case!

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Fonte e Referência: CNN Brasil

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Redação IEG

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