Maior produtividade e redução de despesas estão entre os ganhos de quem adota as práticas
Eficiência é um termo ouvido com frequência pelos corredores e salas de reunião de um Centro de Serviços Compartilhados. Já conhecido pelas grandes indústrias, o Programa 5S vem sendo incorporado pelos CSCs com o intuito de melhorar a eficiência, através da organização, destinação adequada de materiais e limpeza do ambiente.
Estima-se que cerca de 40% dos CSCs nacionais utilizam este programa em seu dia a dia. Normalmente, a área de Planejamento e Gestão do CSC é a responsável pela administração do Programa contando com cerca de 2 pessoas para efetivamente realizar esse controle e garantir a continuidade do 5S no Centro.
1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.
3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
4. Menos acidentes do trabalho.
5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.
Conheça quais são e o significado dos 5S.
» Seiri: Senso de utilização
Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
» Seiton: Senso de ordenação
Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
» Seisō: Senso de limpeza
Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
» Seiketsu: Senso de Normalização
Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.
» Shitsuke: Senso de autodisciplina ou hábito
Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.