Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) têm desempenhado um papel fundamental na consolidação de serviços e otimização de processos. Mas o que muitos talvez não saibam é que uma parcela significativa desses CSCs já alcançou um nível de maturidade que os posiciona como Serviços Globais de Negócios (GBS). Isso significa uma abordagem mais integrada, estratégica e globalizada na entrega de serviços.
Em pesquisa realizada, com cerca de 100 empresas que possuem Centro de Serviços Compartilhados no Brasil, o IEG levantou que 1 em cada 5 CSCs brasileiros atua como GBS. Esse dado chama a atenção pois, quando observado o cenário global, essa estatística sobe para 66%.
Quando se fala sobre expansão, é necessário ter em mente que esse é um objetivo comum às empresas, seja em faturamento ou na fatia de mercado que possuem. Por isso, a competitividade das companhias vem aumentando e a tendência é continuar nessa crescente, ainda mais com startups hoje faturando bilhões e tomando uma considerável parcela do mercado em um curto espaço de tempo.
Levando em questão esse cenário, vale refletir sobre o importante papel do CSC nessa estratégia das empresas e o quanto ele está conseguindo auxiliar no crescimento da organização e apoiar na expansão do negócio.
As empresas estão em uma busca constante sobre formas de conseguir maximizar seus lucros e cada vez mais serem dominantes no mercado em que atuam. Para isso, o CSC deve estar preparado para suportar os negócios nesse desafio.
De acordo com a MIA, plataforma de dados sobre CSC do IEG, um dos principais critérios para a decisão de implementação de um CSC é ter uma alavanca de crescimento da empresa, gerando sinergias que facilitam a integração nos processos de aquisição de outras companhias, internacionalização da operação e o próprio crescimento orgânico.
O desafio da internacionalização tem se tornado cada vez mais presente no mercado, já que, segundo a MIA, 25% dos CSCs já atendem unidades fora do Brasil e 11% pretendem expandir sua atuação para outros países nos próximos anos. Os que já possuem abrangência internacional, atendem, em média, 9 países diferentes.
Vale destacar que os Centros que passam pelo processo de internacionalização enfrentam algumas barreiras. De acordo com a pesquisa realizada pelo IEG, as principais são o Idioma (67%), a Legislação (67%) e o fuso-horário (50%). Com isso, a liderança precisa preparar suas equipes para lidar com as diferenças que se pode encontrar no atendimento a outras regiões.
Com os CSCs tendo uma abrangência geográfica cada vez maior, algumas empresas sentem a necessidade de padronizar os serviços prestados pelos Centros de forma global, assim passam a se estruturar como um GBS (Global Business Services) para o Grupo.
Ainda segundo a pesquisa, 21% dos CSCs brasileiros já atuam como GBS dentro da organização e outros 21% pretendem se tornar um Global Business Services nos próximos anos, o que demonstra uma expansão desse modelo.
Enquanto o tema avança nos Centros brasileiros, de acordo com um levantamento realizado em 2023 pela SSON (Shared Services & Outsourcing Network) com CSCs do mundo inteiro, foi possível constatar que 66% deles já atuam como GBS.
Diante desse cenário, tem-se que a evolução para um GBS não necessariamente se aplica a todas as empresas que possuem um CSC atualmente, no entanto, para aquelas que possuem uma atuação global, pode ser um caminho positivo a ser seguido.
O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais e consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado. Grande parte dessas estatísticas são disponibilizadas na MIA – Market Intelligence Application Shared Services -, plataforma de dados sobre CSC do IEG.