Em novembro de 2022, foi lançado, no Vale do Silício – Califórnia, Estados Unidos, um sistema revolucionário em Inteligência Artificial, o ChatGPT.
O ChatGPT é um robô virtual (chatbot), com uma ampla capacidade de respostas e elaboração de resultados de busca. Ele realiza tarefas por escrito, conversa de maneira inteligente e resolve questões diversas. As possibilidades de geração de conteúdo através dele são inúmeras e está provocando discussões e muita reflexão.
Mas como essa ferramenta tão inovadora e polêmica pode ter impacto no uso corporativo?
Para Vanessa Saavedra, Sócia e Fundadora do IEG, “O ChatGPT é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada em diferentes setores corporativos para automatizar tarefas, gerar relatórios e previsões e analisar dados. Ele pode ser usado para ajudar em áreas como finanças, vendas, marketing, recursos humanos e administração. Algumas das principais vantagens incluem, aumento da eficiência e da produtividade, economia de tempo e esforço e melhoria da tomada de decisão. Além disso, ele pode ser usado para criar chatbots de atendimento ao cliente e melhorar a satisfação do cliente.”, destaca.
Confira agora algumas formas de atuação em que a ferramenta pode vir a ter dentro da empresa, visando otimizar processos:
Análise de Dados
Pode ser treinado para analisar grandes volumes de dados em diferentes setores, como financeiro, de vendas, de marketing, entre outros, e identificar tendências e padrões, o que pode ajudar a tomar decisões estratégicas.
Automatização de Relatórios
Uso na geração de relatórios automatizados sobre diversos temas, como fluxo de caixa, análise de risco, entre outros, o que pode ajudar a economizar tempo e esforço.
Atendimento ao Cliente
Criação de chatbots personalizados que podem ajudar os clientes a encontrar informações rapidamente e resolver problemas, o que pode, consequentemente, melhorar a satisfação do cliente.
Captação de Talentos
Leitura de currículos e identificação de candidatos qualificados para entrevistas. Além disso, pode ser treinado para analisar dados de colaboradores, identificando tendências e problemas, o que pode ajudar a melhorar a retenção de talentos e satisfação dos funcionários.
Gerenciamento de Tarefas
Pode ser usado para automatizar tarefas administrativas, como gerenciamento de agenda, roteirização de entregas, entre outros, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade. Além disso, o Chat pode ser treinado para responder perguntas frequentes de funcionários e candidatos, liberando tempo para outras tarefas.
Geração de Leads
Geração de leads qualificados, identificando potenciais clientes e entendendo suas necessidades, o que pode ajudar a aumentar as chances de sucesso de campanhas de vendas.
Fonte: BBC News e IEG
O IEG conduziu uma pesquisa com o objetivo de identificar as principais percepções dos brasileiros em relação ao ChatGPT e sua usabilidade. Clique aqui para baixar o relatório gratuito com o resumo dos resultados desse estudo!