A Raízen, empresa brasileira líder no setor de energia renovável que atua na produção de etanol, açúcar e bioenergia, participa desde 2012 do Benchmark em CSC do IEG.
Em 2011, a Raízen criou o seu Centro de Serviços Compartilhados com o objetivo de centralizar e facilitar a operação de processos administrativos comuns às empresas do grupo. O CSC está localizado em Piracicaba, interior de São Paulo, e possui mais 4 mil colaboradores que suportam os negócios da empresa por meio de diversas áreas, como Financeiro, Fiscal, Contabilidade, RH, TI, Facilities, Jurídico, Logística e SAC.
Inicialmente, a adesão da organização se deu com o objetivo de comparar-se com outros Centros de Serviços Compartilhados brasileiros e identificar oportunidades em relação ao mercado.
Desde o início dessa parceria, foram realizados diversos estudos, eventos, grupos de discussão e diferentes iniciativas focadas em gerar e difundir conhecimento sobre as diversas estruturas dos CSCs, principalmente, no que toca a boas práticas, nível de maturidade em gestão, qualidade do serviço oferecido e custo operacional de processos.
A empresa, desde então, tem continuamente colhido resultados positivos, o que a posicionou entre as três melhores no ranking global da pesquisa conduzida pelo IEG em 2023:
A área de Dados dos CSCs desempenham papel fundamental na pesquisa anual feita pelo IEG, coletando e validando informações antes do envio.
Os resultados fornecidos são usados para analisar e priorizar a evolução das empresas, considerando não só o Benchmark, mas também a satisfação dos clientes do Centros de Serviços Compartilhados e horas extras dos colaboradores.
Participar da pesquisa não só alimenta discussões sobre melhorias, mas também orienta investimentos estratégicos. Líderes dos CSCs são desafiados a buscar evolução constante, implementando planos de ação para otimizar a eficiência operacional.
“Ser um centro de excelência em soluções compartilhadas com atuação global e parte integrante da estratégia dos negócios é a visão do nosso CSC. O IEG é um parceiro estratégico fundamental para alcançarmos nossos objetivos” afirma Marcus Lima, Diretor de Serviços Compartilhados da Raízen.
Esta visão compartilhada destaca a parceria entre a Raízen e o IEG como uma colaboração estratégica. A busca contínua por aprimoramento e eficiência não apenas solidifica a reputação da Raízen como líder no mercado, mas também destaca a relevância do Benchmark em CSC do IEG como uma ferramenta valiosa para impulsionar a evolução positiva dos Serviços Compartilhados no Brasil.
Quer saber mais sobre a parceria Raízen e IEG no Benchmark em CSC? Leia aqui o case completo.
Há 15 anos o IEG realiza a Pesquisa Benchmark em CSC, com o objetivo de analisar as estruturas dos Centros de Serviços Compartilhados no que tange a Custo de Operação de Processos, Grau de maturidade em gestão considerando boas práticas e Nível de serviço prestado. Com a Pesquisa, as empresas conseguem identificar as oportunidades de melhoria e as direciona na melhor tomada de decisão. Conheça a Pesquisa: Benchmark em CSC