Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) representam um modelo de excelência operacional em que uma variedade de processos, anteriormente dispersos em diferentes divisões ou localizações de uma organização, são consolidados e centralizados com o objetivo de promover padronização, controle, qualidade e eficiência. Estes Centros costumam oferecer serviços como Finanças, Recursos Humanos, TI, Compras, entre outros, para as unidades de negócio da empresa.
Dada essa configuração e finalidade, um dos principais pilares dos CSCs é o de Processos, sendo de suma importância para as empresas na eficiência operacional, na consistência de serviço, na escala e volume, na redução de erros, integração tecnológica, governança e conformidade, análise e melhoria contínua, além da satisfação do cliente interno e redução de custos.
Conforme dados compilados na MIA*, plataforma de dados sobre CSC do IEG, é possível identificar quais são as iniciativas dos CSCs no pilar de Processos que as empresas planejaram para 2023, com destaque para a simplificação de processos, tendo como objetivo descomplicar e desburocratizar a operação para alavancar a eficiência e melhorar a experiência dos clientes internos.
Outros destaques nas iniciativas dos CSCs no pilar de Processos são a revisão de processos e dos indicadores de desempenho, sendo citados por 66% das empresas analisadas. Essas iniciativas reforçam a preocupação em manter os fluxos otimizados e com controles efetivos que permitam o acompanhamento do nível de serviço prestado.
Em um ambiente como o CSC, onde a escala, a eficiência e a consistência são de suma importância, os processos desempenham um papel fundamental em garantir que o Centro opere de maneira que atenda às expectativas das unidades de negócios que ele atende.
*O IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado. Grande parte dessas estatísticas são disponibilizadas na MIA – Market Intelligence Application Shared Services -, plataforma de dados sobre CSC do IEG.