Oque é?
O Princípio de Pareto consiste principalmente na ideia de que 80% dos efeitos surgem por causa de apenas 20% dos fatores.
E isso pode ser aplicado em diferentes relações de causa e efeito.
Também conhecido como regra 80/20, esse princípio surgiu a partir das observações do economista Vilfredo Pareto acerca das relações de causa e efeito em dois diferentes contextos: o cultivo de ervilhas e a posse de terras na Itália.
Assim como 80% das ervilhas eram produzidas por apenas 20% das vargens, 80% das terras na Itália eram propriedades de apenas 20% da população.
Onde aplicar esse princípio?
A aplicabilidade desse princípio é enorme, mas é muito comum ser usada para produtividade, negócios e marketing.
Isso se deve ao fato de que muitas das análises chegam à conclusão de que:
- 80% dos resultados se devem a 20% dos esforços da equipe;
- 80% do faturamento se deve a 20% dos produtos;
- 80% dos resultados se devem a 20% das estratégias de marketing.
Com dados como esses, é possível direcionar os esforços da equipe e os investimentos do negócio para as atividades que possuem maior grau de importância.
Dessa forma, é possível escalar os resultados da empresa e até mesmo descontinuar atividades menos relevantes.
Como aplicar?
Entretanto, essa regra não é incontestável e a proporção 80/20 pode variar.
Para a aplicar esse princípio, é necessário fazer uma análise dos dados disponíveis através da construção do Diagrama de Pareto.
O diagrama consiste em relacionar cada ação com os seus resultados e com a frequência acumulada dessas ações, de forma que é possível distinguir quais ações são mais importantes para determinado tipo de resultado.
É muito importante a análise dos seus próprios dados, porque apesar de ser uma regra bastante comum, as atividades responsáveis pelos principais resultados de uma determinada empresa não necessariamente serão as mesmas para a sua e assim você pode perder tempo, esforço e investimento nas atividades erradas.