Em um mundo altamente conectado e bombardeado por anúncios, pop-ups, interrupções comerciais e botões para serem clicados a todo instante, as pessoas têm buscado humanizar a comunicação, menos venda e mais pessoas.
E como fazer com que a sua comunicação seja diferente das demais?
Se destacar em meio a uma concorrência enorme é um dos maiores desafios quando pensamos em estratégias de marketing nos dias de hoje, pois todos estão acessando conteúdos diversos que disputam a nossa atenção o dia inteiro através dos dispositivos digitais.
A digitalização da vida está fazendo com que surjam novas formas de se fazer marketing e um caminho bastante promissor é enxergar seu cliente como um ser humano, uma pessoa que possui dores e sentimentos e não enxergar como um simples lead.
Antes mesmo das redes sociais dominarem o mundo, diversas empresas já investiam em brand personas.
Você sabe o que é “branding persona”?
Uma branding persona nada mais é do que a personificação dos valores de uma marca, ela vai ser responsável por representar a linguagem e o estilo da empresa.
CASE:
A Magalu tem a “Lu”, uma personagem criada digitalmente para se comunicar com o cliente representando a forma “humana” da empresa Magazine Luiza.
A intenção através da branding persona ou de uma comunicação mais humanizada no fim das contas é estabelecer vínculos mais fortes, uma conexão maior com as pessoas.
Empresas como a Magalu foram visionárias em suas abordagens humanizadas, mas a popularização das redes sociais acentuou mais ainda a necessidade de se “desmarketizar”.
Quando você acessa seu Instagram, após visualizar o conteúdo de uma pessoa brincando com o seu pet, você é levado para o anúncio de uma marca e logo depois pode assistir um tour pela casa de um influenciador digital, por exemplo.
Essas questões fazem com que passemos a valorizar aquilo que tem mais apelo para a nossa atenção, ver pessoas e histórias reais aumentam a chance de ser mais interessante do que mais um anúncio pago na internet, certo? “Uma marca humanizada, que se adequa melhor e se assemelha mais às pessoas reais e influenciadores com quem está dividindo atenção e espaço, vai parecer mais integrada ao ambiente digital.”
Quer humanizar mais a sua marca?
Confira algumas dicas:
- Priorize um atendimento realmente humanizado e de qualidade;
- Fortaleça o relacionamento com o seu cliente;
- Melhore a experiência e a jornada do cliente;
- Seja leve e natural ao se comunicar;
- Mostre os bastidores da sua empresa;
- Se possível, invista em uma brand persona.
O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.
Acompanhe nossos conteúdos gratuitos divulgados aqui no IEG Connection semanalmente!
Fonte: PYXYS