Nos últimos 3 anos mudanças repentinas ocorreram nos modelos de trabalho por todo o mundo. Veja a seguir os impactos da comunicação no trabalho remoto.

Após a pandemia da COVID-19, muitas empresas realinharam seus conceitos de gestão, com uma forte adaptação aos modelos remoto e híbrido. Em decorrência disso, algumas habilidades desenvolvidas no dia a dia de trabalho presencial foram impactadas com a mudança e há quem diga que a principal habilidade afetada com o trabalho remoto é a comunicação.

“Muitas empresas perceberam que não tinham processos estruturados para se comunicar. Era tudo na base da conversa. A palavra, principalmente escrita, ganhou importância depois da pandemia”, Vivian Rio Stella, professora de comunicação da Faculdade Cásper Líbero e da FIA Business School.

A necessidade de se comunicar de forma ainda mais assertiva, se tornou real, visto que, no modelo remoto, a espontaneidade, muitas vezes, perde o lugar para a objetividade dos e-mails e chats de conversa, meios de estabelecer a comunicação no trabalho remoto, por exemplo.

Um estudo sobre Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela The School of Life em parceria com a Robert Half e divulgado pela Revista Você RH, apontou que diante desse cenário de mudanças, a habilidade de se comunicar é a competência que está mais em falta entre os profissionais do mercado.

O levantamento foi feito com 800 profissionais em 2022, e destaca que 32% deles, precisavam aprimorar sua comunicação, o que faz perceber que habilidades comportamentais são tão importantes de serem desenvolvidas como as habilidades técnicas.

“O cara pode entregar os melhores resultados, mas, se ele só interage com a equipe na base da porrada, tem zero carinho com os outros e a escuta dele é péssima, não dá para contratá-lo. Aos poucos, ele vai quebrar os vínculos de confiança e destruir o time.” Apontou Rogério Vianna, CEO da empresa de recrutamento Mappit.

A necessidade de melhoria na comunicação não está presente somente em estudos científicos, mas através do Linkedin Learning, é possível notar que entre os 10 cursos mais populares em 2022, 4 deles estão ligados à Comunicação, como: “comunicação interpessoal”, “fundamentos da colaboração em equipe” e “comunicando-se com confiança”.

Jogue com a tecnologia a seu favor!

Para as pessoas mais tímidas, se comunicar virtualmente pode ser um alívio. Explore esse fator com o seu time e promova dinâmicas de interação para melhorar a comunicação entre eles. No trabalho remoto a hierarquia fica menos perceptível e isso pode ser outro facilitador para tornar a comunicação mais leve.

Estabeleça novas formas de interação com os membros da sua equipe.

Utilize os recursos tecnológicos a seu favor!

Fonte: Revista VocêRH

As habilidades comportamentais podem fazer toda a diferença no desempenho profissional da sua equipe e o IEG pode te ajudar na capacitação dessas habilidades. Conheça o treinamento In Company de Soft Skills do IEG e capacite a sua equipe no que tange a competências comportamentais que melhorem os relacionamentos profissionais, o engajamento da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa. Clique aqui!

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap