A área de Cobrança é facilmente encontrada nos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) das empresas. Em geral, o processo de Cobrança é incorporado ao Centro por diversos motivos, entre eles ganhos de desempenho, padronização e controle das atividades, além da redução de custos com a centralização. Dentre os subprocessos que fazem parte do processo de Cobrança, podem ser citados Cobrança Inicial, Cobrança Pré-Judicial e Cobrança Judicial.34
 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenharia de Gestão – IEG, a área de Cobrança está no escopo do CSC de 75% das empresas participantes do levantamento. Dessa forma, nota-se que a área apresenta grandes oportunidades de ser centralizada, uma vez que apresenta alta sinergia entre as unidades das Organizações.
 
 
 
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Ainda com base na pesquisa, observou-se que 88% das empresas que possuem a área em seu CSC, possuem uma política de cobrança, isto é, regras que devem ser respeitadas por todos aqueles que venham a efetuar cobranças em nome da empresa. Entre essas regras pode-se citar o tipo de cobrança a ser realizada para cada situação, formas de pagamento e possíveis opções de negociação.
 
 
 

Por mais que a maioria dos Centros possua uma política de cobrança, esta pode variar fortemente dependendo da empresa. Por exemplo, o processo de cobrança pode ser realizado de maneira diferente ou oferecer prazos maiores ou menores para os clientes. Abaixo pode-se verificar um exemplo de régua de tempo/ações citado por uma das empresas participantes da pesquisa:

Atraso de:

  • 1 – 5 dias >> Primeira ação pessoal (telefone/e-mail/site): Buscar razão de não pagamento

  • 5 – 9 dias >> Carta de cobrança automática

  • 10 – 15 dias >> Segunda ação pessoal (telefone/e-mail/site)

  • 15 – 20 dias >> Elaborar histórico para coordenação

  • 20 – 25 dias >> Envio Serasa

  • 25 – 30 dias >> Envio para empresas de cobrança para ação ”pré-jurídica”

  • Acima de 30 dias >> Envio para jurídico

Pode-se verificar que as empresas possuem um planejamento já contando com inadimplência de pagamento dos clientes, que possuem diferentes perfis, mas na maioria dos casos são pessoas jurídicas, revendedores, distribuidores, mercados e grandes redes.

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Frente ao atual cenário econômico brasileiro, aproximadamente 60% das empresas realizaram algum tipo de definição pontual a fim de minimizar o aumento da inadimplência. Um exemplo disto é o fato de todas as companhias participantes da pesquisa realizarem uma avaliação de histórico interno/externo do comportamento de pagamento do cliente nas concessões de crédito. Pode-se citar outras medidas tomadas pelas empresas:

  • Controle de pedidos de prorrogação/postergação de vencimento de títulos (recorrências, prazos solicitados, motivos);

  • Mapeamento de clientes críticos;

  • Forte atuação nas renegociações buscando agregar garantias adicionais;

  • Atuação imediata em devedores com recuperação judicial.

Não é difícil identificar a extrema importância do processo de Cobrança para uma empresa. A área lida com inúmeras responsabilidades e realiza diversas atividades que podem auxiliar na redução das taxas de inadimplência dos clientes e consequentemente, melhorar o fluxo de caixa da empresa. Por isso, a maioria dos CSCs já implementou a área, pois as atividades são transacionais, apesar de possuírem uma alta importância estratégica.

Fonte // Instituto de Engenharia de Gestão

 

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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