A cultura de uma empresa refere-se ao conjunto de normas, valores, crenças, visão, missão, bem como o comportamento que caracteriza como os membros e colaborados dessa organização interagem uns com os outros e com partes externas.
Nos Centros de Serviços Compartilhados, esse contexto não é diferente, sendo que um dos principais pilares dos CSCs é a Cultura. A Cultura é um pilar fundamental do CSC.
Conforme dados compilados na MIA*, plataforma de dados sobre CSC do IEG, é possível observar as principais iniciativas planejadas para 2023 considerando esse pilar. Vale destacar a realização de treinamentos/workshops relacionados à cultura de Serviços Compartilhados, sendo citada por 64% das empresas analisadas.
Outros highlights são a formação da liderança com 53% e a realização de ações de endomarketing, citados por 40% dessas empresas, além de 35% considerarem também a definição ou revisão da Missão, Visão e Valores do CSC.
Essas iniciativas reforçam a preocupação das empresas em garantir que os funcionários estejam alinhados quanto ao propósito do CSC para que entendam melhor sobre esse modelo de gestão e consigam exercer o seu papel no suporte à operação dos negócios, tendo à frente uma liderança preparada para dar o exemplo e engajar o time em prol dos objetivos traçados.
Se o seu CSC também está se preocupando em trabalhar a Cultura dentro da sua empresa, o IEG lançou uma solução que poderá ajudar com treinamentos relacionados ao tema e a impulsionar o desenvolvimento dos profissionais: conheça o Impulse Solution !
*O IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado. Grande parte dessas estatísticas são disponibilizadas na MIA – Market Intelligence Application Shared Services -, plataforma de dados sobre CSC do IEG.