Um dos principais fatores responsáveis por estabelecer uma comunicação adequada e um plano de marketing eficaz é conhecer o perfil do seu público, ou seja, identificar qual é o tipo de pessoa que procura pelo seu serviço/produto. Com isso, é possível garantir mais clientes para o seu negócio, evitando perda de tempo indo atrás daqueles que não terão interesse em suas propostas.
A partir dessa afirmação, precisamos entender agora o que de fato é uma “persona”. A persona nada mais é do que o cliente perfeito, a pessoa com os atributos necessários para consumir seu produto/serviço. Por exemplo, se você for dono de uma loja de maquiagens e cosméticos, a sua persona provavelmente será uma mulher, com meia idade, interessada em cuidados com a beleza e com a pele.
A condição financeira da sua persona e outras características sobre ela também podem variar de acordo com o valor do seu produto e para qual finalidade ele é indicado, se tem restrições de idade, entre outros fatores. Aproveitando o exemplo da loja de maquiagens e cosméticos: Melissa, 27 anos, moradora da Tijuca RJ, é farmacêutica e ama estar sempre maquiada testando novos produtos. Essa poderia ser uma persona perfeita para esse tipo de negócio.
Mas como criar e identificar na prática a sua persona? Observe quem mais interage nas redes sociais da sua empresa, analise o perfil dessas pessoas e tente encontrar coisas em comum entre elas; perceba quais são as principais características comportamentais dos seus clientes, se seu empreendimento for algo recente, imagine quem seria a pessoa ideal para consumir o que você oferece e se baseie nela.
Se for possível, crie uma lista de perguntas e envie para seus clientes, pergunte a idade, o cargo profissional, onde moram, que tipo de meio de comunicação preferem e seus hobbies, por exemplo. Após realizar essa entrevista, se reúna com a sua equipe e discuta os resultados, analisem juntos os traços que se repetem e pensem em quem é a persona. Criem um nome fictício, se precisarem utilizem uma foto para ilustrar a pessoa e tracem seus objetivos, desejos, características físicas e comportamentais também fictícias.
Agora ficará mais fácil conhecer o seu público, não é? Aproveite esse conteúdo e coloque a mão na massa para começar a melhorar sua comunicação!