Todos sabem do potencial das redes sociais. Contudo, ainda existem muitas dúvidas e muitas empresas ainda que não sabem como usar as redes sociais na estratégia de marketing, conteúdo e de vendas da empresa.
Neste post, destacamos 7 dicas importantes para que você e sua empresa possam tirar o maior proveito das redes sociais na geração de conteúdo para o melhor engajamento.
Entenda seu público, fale com o seu público
É muito importante conhecer o seu público, a audiência de cada rede social. Conhecendo o seu público, ajudará na definição do melhor conteúdo a ser abordado nas redes sociais. Importante fazer pesquisas para identificar e conhecer o seu público, entender o que querem ver e ler, o que estão buscando, para que o conteúdo gere interesse, tenha relevância e engajamento.
Planeje suas ações, organize seu conteúdo
Elabore um calendário de conteúdo para trabalhar de forma mais organizada e assertiva. Essa estratégia ajuda no planejamento de ações e a ter um maior controle das atividades nas redes sociais, organizando o conteúdo mensal, por exemplo.
Responda os usuários mantendo uma comunicação livre
Nenhum contato deve ficar sem resposta. As redes sociais são um espaço de diálogo e interação entre usuários e marcas. Nunca deixe um usuário sem resposta.
Invista em marketing Person-to-Person: seja humano
Não importa se o modelo de negócios da sua empresa é B2C ou B2B, o que importa é que sua empresa é formada por pessoas, que interagem com outras pessoas. Nas redes sociais, a interação deve ser humanizada, person-to-person, deve ser real. Dessa forma, você e sua empresa conseguirão gerar maior empatia, passar a verdade e ganhar mais pontos com a audiência.
Aplique o storytelling
As pessoas gostam de histórias! As histórias permitem que criemos um cenário mental e geram identificação e empatia, geram conexão. Quando as pessoas conseguem estabelecer esse tipo de conexão com a sua marca, não há como voltar atrás. Ela fica internalizada e é facilmente lembrada a qualquer momento por sua audiência.
Vídeos e imagens conectam
Nas redes sociais, vá além de só palavras. Conteúdos como vídeos e imagens chamam bastante a atenção dos usuários.
Interaja com seu público
Dê espaço para a imaginação e crie novas formas de interagir com o seu público, criando personagens, desafios e brincadeiras.
Perceba assuntos que estão em pauta no momento e procure incluir a sua marca nas conversas. É importante ressaltar que a sua marca deve ter relação com o assunto para que o diálogo seja feito da forma mais natural possível, lembrando da importância da conexão com o seu público.
Para gerar o melhor engajamento nas redes sociais, é muito importante falar diretamente com o seu público, entender, conhecer a sua audiência, gerar conexão, ser de verdade.