Pesquisa do IEG revela os principais desafios enfrentados pelos CSCs na utilização de Analytics
Os benefícios provenientes do uso de Analytics no mundo corporativo são muitos, e nos Centros de Serviço Compartilhados a realidade não é diferente. A maior assertividade nas tomadas de decisão, a possibilidade de previsão de gargalos e um melhor acompanhamento gerencial dos dados são apenas alguns dos principais ganhos que essa prática pode trazer.
Desde 2017, a Análise de Dados já se apresentava como uma das principais tendências para os Centros e, atualmente, seu uso vem cada vez mais se consolidando nas empresas. Com o objetivo de entender um pouco mais sobre essa realidade, o IEG realizou uma Pesquisa em abril de 2021 que contou com a participação de mais de 70 CSCs sobre o tema Analytics.
De acordo com os resultados da Pesquisa, mais da metade dos Centros já fazem o uso de Analytics para a geração de relatórios internos. Porém, ainda é uma minoria (37%) que presta esse tipo de serviço para as suas unidades de negócio, provavelmente, por ser uma prática que ainda se encontra em fase de estruturação nas empresas.
Além disso, dentre os CSCs que possuem uma área/equipe de Análise de Dados, atualmente apenas 24% realizam Análises Preditivas através dela. Com essa prática, é possível realizar previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos, através da análise de dados atuais e históricos. Assim, identifica-se uma grande oportunidade de agregação de valor na maioria dos CSCs, que podem passar a criar modelos matemáticos que ajudam na previsão de eventos, como a probabilidade de saída de funcionários ou a falta de insumos, por exemplo.
Outro resultado interessante apontado pela Pesquisa foram as ferramentas mais utilizadas na aplicação de Analytics. O Power BI foi a mais citada, sendo usada por mais de 60% dos CSCs. Frente às outras ferramentas, o Power BI oferece algumas características que podem justificar sua predominância, como custos mais acessíveis, fácil implementação e recursos bastante intuitivos.
Por fim, a Pesquisa também relevou os principais desafios enfrentados pelos CSCs das empresas na utilização de Analytics. Foram eles:
- Maturidade analítica para consumo de informação
- Maturidade dos processos
- Alta volumetria de dados
- Sistemas internos sem integração
- Visualização, governança e automação dos dados
- Padronização dos dados
- Mudança de cultura para utilização da ferramenta, treinamento e disseminação do conteúdo
Ademais, quanto ao último tópico, a Pesquisa indicou que apenas 13% possuem um programa interno de formação de profissionais para a área de Análise de Dados, o que reforça a necessidade de os CSCs investirem em treinamentos para a construção de uma cultura mais analítica.
Assim, com base nas informações fornecidas pela Pesquisa, pode-se perceber que apesar de o Analytics ser um tema de extrema importância, inclusive estratégica, ele ainda está em estágio inicial na maioria dos CSCs. Portanto, atualmente, há uma grande oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento da área, sobretudo no que diz respeito às análises preditivas.
Quanto aos desafios que virão pela frente, de nada se comparam aos inúmeros benefícios que essa prática pode proporcionar, não só aos Centros, mas também às suas unidades de negócios.
Conheça as pesquisas do IEG clicando aqui. O IEG realiza estudos de benchmarking e pesquisas customizadas, sendo capaz de fornecer informações extremamente relevantes acerca dos vários setores da economia.