No atual ambiente de negócios, em que a eficiência operacional e a inovação caminham lado a lado, os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) se consolidam como áreas estratégicas dentro das organizações. Para sustentar essa transformação, o desenvolvimento de novas competências tornou-se indispensável. Executivos e líderes de CSCs precisam estar atentos. Mas, quais habilidades são críticas hoje e quais serão essenciais amanhã?
A dinâmica dos CSCs mudou: se antes o foco era exclusivamente em tarefas operacionais, hoje é essencial entregar valor estratégico. Segundo a MIA (Marketing Intelligence Application Shared Services) plataforma de dados em CSC criada pelo IEG, 45% dos CSCs possuem uma área de inovação e 33% pensam em criar.
Fonte: MIA/IEG
Segundo um estudo da Deloitte Shared Services Survey 2024, 74% das organizações afirmam que seus CSCs já operam como “hubs de excelência”, sendo responsáveis não apenas por eficiência, mas também por inovação, analytics e experiência do cliente. Adaptar o perfil dos profissionais ao novo papel dos CSCs é fundamental para garantir competitividade e preparar a organização para o futuro.
Entre as competências mais exigidas estão a alfabetização de dados (data literacy), que envolve a capacidade de interpretar, analisar e agir com base em dados, elemento central para os CSCs que trabalham com automação, analytics e suporte à tomada de decisão.
Além disso, a mentalidade ágil e a adaptabilidade são fundamentais frente às constantes mudanças de mercado e tecnologia. A capacidade de se adaptar rapidamente e trabalhar em ambientes de metodologias ágeis faz diferença no desempenho das equipes.
A inteligência emocional, por sua vez, também se torna essencial em um ambiente de CSCs no qual interações entre diferentes áreas e culturas são constantes, exigindo gestão eficiente das próprias emoções e das relações interpessoais.
Outro ponto crítico é a capacidade analítica e a habilidade de resolução de problemas, competências que envolvem analisar informações complexas, encontrar padrões e gerar soluções práticas, fundamentais em CSCs focados em inovação e melhoria contínua.
Ao mesmo tempo, o pensamento estratégico passa a ser indispensável: profissionais de CSCs precisam ir além da execução operacional, compreendendo o impacto dos processos no negócio e propondo melhorias alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.
As habilidades de comunicação digital também ganham protagonismo. Com CSCs mais remotos e globalizados, comunicar-se de forma clara e assertiva através de ferramentas digitais é vital para garantir produtividade e alinhamento entre as equipes.
Empresas líderes de mercado já reconhecem esses desafios e investem fortemente no desenvolvimento dessas competências, através de programas de treinamento estruturado e estímulo ao aprendizado contínuo. Construir um ambiente que valorize a inovação e incentive o crescimento profissional é essencial para a sustentabilidade dos CSCs a longo prazo.
O IEG apoia empresas nessa jornada de transformação, oferecendo projetos personalizados de Treinamento In Company, consultoria na estruturação de Modelos de Gestão e suporte no desenvolvimento de lideranças para CSCs de alta performance. Com o suporte de uma equipe altamente qualificada e conectada às melhores práticas globais, o IEG ajuda a preparar os profissionais e as organizações para os desafios e oportunidades do mercado de serviços compartilhados.
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