O Robotic Process Automation (RPA) veio para ficar e promete tornar os processos das empresas cada vez mais eficientes.
Com um mercado cada vez mais dinâmico devido, principalmente, à evolução da tecnologia, as organizações estão tendo que se transformar e reinventar para acompanhar essa revolução.
Dentre as soluções tecnológicas mais buscadas pelos executivos de grandes empresas, está o Robotic Process Automation (RPA), já que pode ser aplicado em companhias de todos os setores e tamanhos.
Mas afinal, o que é RPA?
Essa tecnologia consiste em robôs em formato de software que substituem o trabalho humano em atividades baseadas em regras.
Normalmente, o RPA é implementado em processos manuais que são repetitivos e possuem interações com múltiplos sistemas.
Entretanto, é importante ressaltar que é fundamental que os dados utilizados pelo robô estejam estruturados e em formato digital, de forma que seja possível a leitura e processamento dos mesmos.
Como escolher quais processos robotizar?
Sabemos que todas as empresas acabam tendo muitos processos manuais e repetitivos e ficam sem saber por onde começar.
De acordo com pesquisas realizadas pelo IEG, as áreas Financeira, Contábil e Tributária são as mais comuns para a implementação de RPA, visto que possuem atividades repetitivas, com alto volume de transações, contendo decisões baseadas em regras e um alto número de pessoas alocadas, fatores decisivos para os executivos na hora de escolher o processo em que a tecnologia será utilizada.
Quais são as principais ferramentas de RPA do Mercado?
Existem diversos fornecedores que oferecem soluções voltadas para o desenvolvimento de RPA, como Automation Anywhere, Blue Prism e UiPath.
Vale destacar que muitas empresas costumam implementar soluções de fornecedores distintos, de forma a comparar as plataformas antes de fazer uma determinação final em qual solução se comprometer.
Mas os principais fatores considerados pelas organizações na hora dessa escolha são:
- Facilidade de implementação;
- Custo;
- Segurança;
- Suporte;
- Flexibilidade.
E quais os resultados que o RPA traz para as empresas?
A robotização de processos pode trazer diversos benefícios para as organizações, como:
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos;
- Aumento do nível de satisfação dos clientes;
- Maior agregação de valor por parte do CSC;
- Funcionários mais satisfeitos;
- Maior controle.
Mas nem tudo são flores, certo?
Certo. Apesar de trazer diversos benefícios, a utilização de RPA requer atenção para evitar problemas na operação. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se:
- Modelo de governança;
- Infraestrutura de TI;
- Simplificação e estruturação dos processos;
- Bases de dados estruturadas;
- Gestão de acessos;
- Mão de obra capacitada para criar e operar o RPA;
- Resistência dos funcionários.
O RPA é uma tecnologia que está se consolidando cada vez mais no mercado.
Não é à toa que em pesquisa recente, realizada pelo IEG com grandes e médias empresas com escritório no Brasil, observou-se que mais de 90% já estão utilizando a robotização de processos.
Mas vale destacar que apesar de todos os impactos positivos gerados pelo RPA, ele não é a solução para todas as atividades não automatizadas de uma organização, outras tecnologias também devem ser avaliadas para verificar qual melhor se encaixa no desafio enfrentado.