A pirâmide de Maslow consiste em 5 categorias de necessidades humanas descritas de forma hierárquica. Assim é possível entender as motivações humanas e como trabalhar condições para que a satisfação seja alcançada.
Fisiológica – Está atrelada a nossa sobrevivência, como alimentação e respiração. É a base da pirâmide porque na sua ausência não existe energia para executar as demais.
Segurança – É a autopreservação, a preocupação do indivíduo com a sua integridade física e seu conforto.
Social – Depois de ter as necessidades básicas supridas, começamos a realizar as necessidades psicológicas e a primeira delas é a relação social com a família e amigos.
Estima – É a motivação que nos fazem ir em busca de reconhecimento.
Autorrealização – A sensação de dever cumprido quando atingimos as conquistas almejadas.
Como podemos usar a pirâmide de Maslow para gestão de pessoas?
A partir dos conceitos apresentados na pirâmide, um gestor precisa entender primeiro as necessidades da sua equipe para depois cobrar motivação e produtividade, porque se a base do colaborador estiver em carência, ele terá dificuldade para se empenhar nas suas tarefas.
Por exemplo, uma fraca relação social com colegas de trabalho pode impedir a motivação por reconhecimento, assim como um salário incompatível com as necessidades básicas interfere no desejo de crescimento na empresa.
Também podemos aplicar a pirâmide de Maslow no marketing
Quando pensamos em resultados de longo prazo é muito importante usar a pirâmide como referência para a estratégia de comunicação.
Antes de tudo precisamos investigar qual é a maior motivação do nosso público, se a falta de segurança é o que mais o preocupa não tem como vendermos realização profissional,
para as pessoas atingirem os elementos do topo da pirâmide, os elementos da base devem ter sido alcançados.
Sendo assim, os desafios das empresas é se antecipar para atender as necessidades do consumidor e a pirâmide auxilia na criação de personas e divisão dos leads baseados nas categorias. Depois de compreender as motivações dos clientes é possível classificar o teor da comunicação, se mais racional ou emocional e conduzi-lo no funil de vendas.