Você sabe a diferença entre dado, informação e conhecimento?
Algo aparentemente simples, mas não tão claro para muitas pessoas.
No dia a dia das empresas nós lidamos com muitos dados, informações e conhecimentos o tempo todo e conhecer bem o seu significado ajuda em suas aplicações da rotina e na tomada de decisão.
O que são dados?
São informações brutas, não tratadas, ou seja, precisam ser tratados para obtenção de informações.
Exemplo: Uma empresa do varejo possui uma base de dados com todas às informações sobre às vendas em em suas lojas: data, local, produto, categoria, quantidade, valor …
O que é informação?
A informação é o resultado do tratamento dos dados, ela é o resultado da aplicação do contexto aos dados com o objetivo de entender alguma situação.
Exemplo: Um gestor(a) gostaria de saber como estão às vendas por local. Sua equipe então rapidamente extrai a informação de vendas por local por dia/mês, comparando com os meses anteriores e/ou com o mesmo período do ano anterior.
O que é conhecimento?
O conhecimento é a interpretação das informações sobre uma situação. Ele é a reunião de informações e dados, construindo um saber que apenas a informação não seria capaz.
Exemplo: Com essa e outras informações em suas mãos, o gestor(a) agora procura entender o que está ocorrendo nos pontos de venda. Às vendas aumentaram ou diminuíram? Algum evento, feriado ou ação promocional ocorreu no mesmo período? Às regiões possuem poderes aquisitivos diferentes?
Portanto, a união de dado, informação e conhecimento é fundamental para tomada de decisões de uma empresa, gerando o verdadeiro conhecimento para realização de ações.