Design Thinking é um processo criativo para resolução de problemas.
O Design Thinking é uma ideologia criada por por Tim Brown, que encapsula elementos do Human Centred Design (Design Centrado no Usuário) e Human Computer Interaction (Interação entre pessoas e máquinas).
Para desenvolver melhores soluções de produtos e serviços o Design Thinking leva em consideração as necessidades humanas, onde o cliente é o centro da solução.
A metodologia reúne o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente e economicamente viável para a empresa.
Benefícios:
- Entenda melhor as necessidades não atendidas do seu público;
- Reduza o risco associado ao lançamento de novas ideias, produtos e serviços;
- Gere soluções revolucionárias, não apenas incrementais;
- Aprenda e itere mais rápido.
Existem diversos modelos para aplicar o Design Thinking. Separamos os 3 mais conhecidos.
Modelo 1:
Descrito por Tim Brown nos livros “Changes by Design” e “Design Thinking”.
Nesse modelo, o Tim Brown diz que o design é um processo dividido, basicamente, em duas ações: Divergir e Convergir.
Etapa 1: Divergir – é onde procura-se criar o maior número possível de ideias e possibilidades. A equipe diverge para criar o maior número possível de ideias.
Etapa 2: Convergir – é onde são feitas as escolhas das soluções e ideias que serão trabalhadas. A equipe “afunila” para convergir na melhor solução.
Modelo 2
Modelo criado pela Nielsen Norman Group. Esse modelo é circular e dividido em 6 etapas. Ele é um processo recorrente. Não existe um final, pois sempre há melhorias que devem ser feitas em outros momentos.
As 6 etapas são:
Empatizar: Etapa onde são feitas as pesquisas para entender quem é o seu usuário e quais são as dores e necessidades que ele possui. Aqui a equipe empatiza com o usuário.
Definir: Etapa onde a equipe começa a entender, a partir dos resultados da etapa anterior, quais são os problemas do usuário que serão abordados.
Ideação: O processo de ideação é uma das etapas mais legais desse processo. A equipe se reúne para pensar no maior número possível de ideias para solucionar ou mitigar o problema escolhido.
Prototipar: São construídos protótipos, ou seja, o time responsável constrói representações reais e táteis para serem aplicados na etapa de teste.
Quando se fala em protótipos, as pessoas tendem a imaginar um aplicativo ou site. Mas existem protótipos de todos os tipos.
Um bom exemplo, é de uma companhia aérea que criou um protótipo da parte interior de uma aeronave para simular na etapa de teste como os passageiros vão se sentir durante o voo.
Teste: São feitos os testes com usuários utilizando os protótipos com o objetivo de encontrar possíveis erros e apontar melhorias.
Os testes podem ser feitos diversas vezes. É Importante que sejam feitos com usuários reais.
De acordo com Don Norman, não há necessidade de testar com mais de 5 usuários. Após isso, as respostas serão muito parecidas e não vale o esforço.
Implementar: Depois de validado e todas melhorias feitas, o produto é implementado e finalizado.
O legal deste modelo é que, por ser em formato circular, ele é vivo. Após a etapa de implementação, o ciclo todo pode ser repetir para sempre haver melhorias, de acordo com as mudanças e surgimento de novas necessidades dos usuários.
Modelo 3 – Double Diamond
Esse modelo mais conhecido, foi criado pelo British Design Council. Ele utiliza o modelo do Tim Brown de Convergir e Divergir e se divide em duas grandes partes: Definição e Execução
Divergir – 1ª metade do primeiro diamante:
Descobrir: O primeiro diamante ajuda as pessoas a entenderem qual é o problema. Envolve falar e passar tempo com as pessoas afetadas pelos problemas.
Convergir – 2ª metade do primeiro diamante:
Definir: O insight obtido na fase de descoberta pode ajudá-lo a definir o desafio de uma maneira diferente.
Divergir – 1ª metade do segundo diamante:
Desenvolver: O segundo diamante incentiva as pessoas a darem respostas diferentes para o problema claramente definido, buscando inspiração em outro lugar e projetando em conjunto com uma gama de pessoas diferentes.
Convergir – 2ª metade do segundo diamante:
Entregar: envolve testar diferentes soluções em pequena escala, rejeitando aquelas que não funcionaram e melhorando as que funcionaram.
Qual é o melhor modelo?
A resposta é: Não existe!
O melhor modelo é o que o seu time se adequar. Você pode ajustar para a realidade da sua equipe.
Os modelos são parecidos. Design Thinking é uma ferramenta, por tanto, não existe um melhor ou um pior.
Você pode testar e escolher qual modelo faz mais sentido para o seu projeto ou para o seu time.