Você sabe o que é o “clima organizacional”?
Ele é a percepção que os colaboradores têm da empresa, baseada na experiência que é vivida no dia a dia de trabalho.
O clima organizacional afeta diretamente o comportamento do colaborador e pode influenciar fatores importantes como a produtividade, por exemplo.
Cumprir com os todos os direitos dos colaboradores não é a única iniciativa decisiva para garantir um clima organizacional saudável na sua empresa. Com a aceleração da transformação digital, novas formas de comunicação e os diferentes modelos de trabalho, as lideranças têm dedicado uma preocupação a mais com a experiência do colaborador e seus sentimentos em relação à empresa e a equipe de trabalho como um todo.
Em consequência da pandemia, segundo dados do Ipea, mais de 8,9 milhões de profissionais passaram a trabalhar remotamente. Após esse fenômeno no mercado global, a gestão de pessoas precisou se adaptar à novas maneiras de gerir o trabalho e promover conexões saudáveis entre as pessoas.
Como começar a construir um bom clima organizacional?
Escuta contínua e ativa
Um ótimo começo para estabelecer conexão entre as lideranças e o time, independente do modelo de trabalho que sua empresa está adotando, é a escuta contínua e ativa. Através da escuta, a gestão consegue identificar gaps na equipe e pontos de desenvolvimento, alternativas como pesquisas de satisfação internas e reuniões de feedback periódicas também podem ser fundamentais para avaliar indicadores.
Sobre a escuta contínua, o CEO da startup de dados para engajamento de colaboradores Feeds, Bruno Soares, afirma: “O processo de escuta contínua não é incentivar o número exagerado de pesquisas, mas sim, criar diálogos e planos de ação executáveis entre os colaboradores”.
Onde o clima organizacional tem impacto?
O clima e a atmosfera gerada pelo comportamento dos colaboradores da sua equipe podem ter impactos em indicadores que apontam níveis de:
- turnover (rotatividade)
- reclamações trabalhistas
- retrabalho, desperdício
- perdas diversas
- produtividade
- motivação
- assiduidade
- inovação
Quer entender como está o clima organizacional na sua organização? Conte com a ajuda do IEG!
Clique aqui e saiba mais!
Fonte: Forbes Brasil