A história da marca de sorvetes Ben & Jerry’s começa quando a dupla de amigos Ben Cohen e Jerry Greenfield resolve, após terminar a faculdade, investir 5 dólares em um curso de fabricação de sorvetes à distância. Anos se passaram e ao conseguirem juntar 12 mil dólares, abrem sua primeira sorveteria, em 1978, nos Estados Unidos.

Os sorvetes inicialmente eram vendidos em 12 sabores diferentes e uma grande preocupação dos amigos, Ben e Jerry, era prezar sempre por ingredientes de fabricação local. Outro fator importante para os fundadores da marca no preparo dos sorvetes era sempre colocar pedaços inteiros de frutas, nozes e chocolates, pois acreditavam que o sabor era sentido mais facilmente dessa forma.

A sorveteria começou a crescer e os amigos, provavelmente, não imaginavam o sucesso e a revolução que fariam na indústria americana de sorvetes.

Logo no início, já apostavam em ações de marketing, fazendo sessões de filme na parte externa da loja e oferecendo sorvetes gratuitamente durante um dia inteiro no primeiro aniversário da marca. Até hoje essa é uma ação importante e tradicional de marketing. Anualmente, em um dia do mês de abril, eles oferecem casquinhas de sorvete de graça como forma de agradecimento aos fãs de Ben & Jerry’s.

Não demorou muito para os sorvetes estarem no comércio local, potencializando cada vez mais o sucesso do empreendimento. Ao final da década de 80, inauguravam as primeiras lojas internacionais e possuíam mais de 80 sorveterias distribuídas por 18 estados americanos. Um verdadeiro sucesso!

Foi tanta repercussão em pouco tempo, que a marca foi comprada pela Unilever em 2000, mantendo toda a essência dos sorvetes e dos projetos sociais em que a marca já estava inserida. Em 2006, a Bem & Jerry’s adquiriu seu primeiro selo Fairtrade ou “Comércio Justo” em inglês, pois a empresa paga preços justos por seus ingredientes, contribuindo para que os agricultores e suas famílias possam ter acesso a condições de vida melhores.

Que a Ben & Jerry’s é uma marca diferenciada não restam dúvidas, certo? Mas o que podemos aprender com esse case?

  • O modelo de negócio se baseia em um preço de venda alto, porém prezando pela qualidade máxima dos produtos, comprados por um preço justo para o produtor;
  • Ações de fortalecimento de branding, como a de “devolver para a comunidade” o que ela nos fornece, fazem toda a diferença;
  • Amor pelo negócio: você sabia que ao inaugurar a sua primeira loja no Brasil, no Estado de São Paulo, mesmo após a venda para a Unilever, Jerry fez questão de estar presente? Esse amor pela marca, com certeza, foi um fator importantíssimo, se não o mais importante, para que o sucesso fosse e continuasse sendo tão grandioso.

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Esperamos ter inspirado você com mais esse conteúdo!

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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