O que é?

Miopia é uma doença que causa dificuldade de enxergar objetos de longe e que atinge 2,6 milhões de pessoas no mundo inteiro. 

Em marketing, miopia é um conceito criado em 1960 por Theodore Levitt em seu livro “Marketing Myopia”. 

O conceito surge quando, no final do século XIX, grandes empresários não enxergavam o que acontecia além da sua atividade principal. Como os negócios iam bem e continuavam crescendo por todo os EUA e Europa, os empresários focaram seu olhar e esforços apenas em seus produtos, ao invés de se orientarem para as tendências de mercado e surgimento de novas necessidades de seus consumidores. 

Não existe nada mais míope que a frase “Não se mexe em time que está ganhando”.

Empresas que não se atentaram paras as mudanças de necessidades como Blockbuster, Kodak e Mesbla viram seus negócios naufragarem.

3 Casos de Empresas que Cometeram Miopia em Marketing

Kodak

A Kodak vendia filmes de alta qualidade para máquinas fotográficas. Possuía 90% do mercado de filmes dos EUA e era uma das marcas mais valiosas do mundo.  

A Sony lançou uma câmera digital que dispensava o uso de filmes. A cultura corporativa acreditava que a força da Kodak estava em sua marca e em seu marketing e não via como ameaça o surgimento das câmeras digitais.

Erro

A empresa teve a visão míope de que seu negócio era na indústria de filmes ao invés da era digital, ela acreditava que poderia proteger a sua fatia de mercado com o seu marketing. 

Resultado

Quando a Kodak percebeu a sua falha, já era tarde demais. Perdeu espaço para as novas empresas digitais e viu seu negócio ruir.

Blockbuster

Empresa americana de locação de vídeos. Possuía grandes lojas, promoções, atendimento de qualidade e grande variedade de títulos.

Erro

Focou apenas seus nos produtos e serviços e não se atentaram às novas necessidades do consumidor.

Resultado

Não se adaptou às novas tendências de consumo na era digital e foi engolida pela Netflix.

Mesbla

A empresa Mesbla S.A foi uma rede nacional que teve destaque no ramo de departamentos. Em seus primeiros anos, atuava no mercado varejista de peças e acessórios para automóveis. Pouco tempo depois expandiu seu mercado de atuação comercializando desde sapatos, perfumes e joias, a grandes eletrodomésticos ou até mesmo automóveis.

Erro

A empresa negligenciou que a tendência do varejo nacional seria de focar em mercados de produtos específicos, não tendo uma oferta tão ampla como era a praticada pela Mesbla e a sua lente tomada de decisões, o que fez com que a empresa mantivesse sua forma de atuação, porém sem realizar vendas suficientes, levando rapidamente a rede a fazer dívidas impagáveis para seus fornecedores.

Resultado

Ao tentar alavancar vendas através da concessão de créditos, uma atitude que era incompatível com a situação da empresa, acelerou o aumento da dívida da empresa, colaborando para que em 1995 a concordata fosse anunciada.

Como evitar a Miopia em Marketing?

1 – Não se acomode

Se os os negócios vão bem, ótimo. Mas esteja sempre atento ao surgimento de novas tendências de mercado.

2 – Invista em pesquisas com seu público

Invista em descobrir quais são as dores e necessidades do seu público. Sim, elas podem mudar com o tempo. Por isso, use a empatia para entender quais são os novos problemas que estão surgindo e como você pode resolver.

3 –  Tenha uma visão ampla

Não concentre seu olhar apenas no core business da sua empresa.

Estude os seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo.

Converse com os stakeholders, funcionários de outras áreas, fornecedores e parceiros.

Às vezes, a solução ou inovação pode vir de onde menos se espera. Em alguns casos um fornecedor, por exemplo, pode apontar uma falha no seu processo que pode prejudicar a sua empresa a longo prazo.

Para evitar a Miopia em Marketing é importante estar atento às mudanças e ao surgimento de novas necessidades e demandas de mercado. Não tenha medo de mudar. Entenda que sempre haverá mudanças nas sociedades, seja por interferência política, cultural, tecnológica, etc. Por isso, é necessário investir em pesquisas para estar atento ao que o seu público precisa. Também é interessante ter uma visão ampla de mercado, olhando não apenas para os seus concorrentes, mas também empresas de outros setores e segmentos, a fim de encontrar e descobrir novas tendências.

Afinal de contas, uma boa ideia ou uma terrível ameaça pode vir de onde menos de espera.

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *