Um brand lover é um consumidor apaixonado pela marca, que está disposto em defendê-la e recomendá-la.

Marcas que vão além do seu objetivo comercial, ocupam um espaço especial na vida dos consumidores que passam a acreditar no seu propósito.

Não é apenas uma ação que define o amor por uma marca, é um conjunto de atributos que estão inseridos no seu universo que causa a sensação de pertencimento.

Um exemplo de marca que se tornou uma brand lover é a Netflix, que conquistou seu público através da humanização na comunicação entre a empresa e o cliente, sem barreiras, utilizando o mesmo vocabulário da sua audiência e com muita franqueza nas respostas.

Para causar emoção aos consumidores, a marca precisar unir a dor que ela se propõe a resolver com o posicionamento que deve ter para expor a sua personalidade.

Através dessa união ela se conecta com pessoas que podem ser seus consumidores ou não.

Por exemplo, a Heineken pode ser reconhecida como uma marca de qualidade até mesmo por pessoas que não consomem bebida alcoólica, por por causa da mensagem que passa em suas comunicações.

Outro grande exemplo disso, é a Apple que conseguiu fazer o casamento perfeito entre tecnologia e lifestyle. Por isso não precisa ter um Iphone para reconhecer o valor dessa marca.

Existe uma explicação científica para isso, segundo o pesquisador Gerald Zaltman, as decisões de compra são ações do subconsciente que por sua vez está atrelado ao lado emocional do cérebro.

Por isso, a maioria dos produtos que consumimos são aqueles com que nos identificamos.

As consequências de ser uma marca amada:

  • O preço deixa de ser um fator determinante porque está muito claro na mente do consumidor o valor do produto.
  • Reduz a possibilidade de um consumidor que tem engajamento com a marca substituí-la pela concorrente.
  • Atrai candidatos bem qualificados em processos seletivos.

Existe métrica para amor?

Você pode estar pensando “o amor é lindo, mas será que paga as contas?”. Para tirar a prova real, o principal KPI que pode ser analisado é a taxa de engajamento e  se o teor do feedback é positivo ou negativo.

Clientes engajados são mais propensos a fechar negócio porque já existe um certo nível de confiança e a relação das pessoas com outras pessoas é o mesmo de pessoas com marcas, evitam frustrações e se aproximam de quem está mais alinhados com sua forma de ver o mundo.

O que torna uma marca forte?

É um conjunto de ações que no longo prazo fortalece a marca na mente do consumidor. São eles:

Posicionamento:

É como a marca quer estar na mente do consumidor, qual tom de voz usar e qual personalidade adota na comunicação. Aqui um estudo sobre personas e arquétipos é importante para guiar o posicionamento da empresa.

Identidade visual:

É muito importante para tornar a empresa reconhecível na mídia, um padrão visual de fontes e cores possibilita o cliente identificar a marca com rapidez, é fundamental que as peças gráficas estejam alinhadas com o posicionamento da empresa.

Engajamento:

Tanto para a equipe quanto com os clientes, é importante que os colaboradores entendam o posicionamento da empresa para também praticá-lo com os clientes.

O marketing de conteúdo também é um motor fundamental para fortalecer a percepção da marca no cliente.

Ele tem o poder de aumentar o engajamento e aproximar entre os consumidores e a empresa. Além disso, faz o consumidor percorrer o caminho até a compra.

Ponto de contato:

Precisa ser padronizado e coerente. Não adianta o cliente ter um ótimo atendimento através do chat online ou telefone se no ponto físico a empresa deixa a desejar. 

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap