O que é?
Miopia é uma doença que causa dificuldade de enxergar objetos de longe e que atinge 2,6 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Em marketing, miopia é um conceito criado em 1960 por Theodore Levitt em seu livro “Marketing Myopia”.
O conceito surge quando, no final do século XIX, grandes empresários não enxergavam o que acontecia além da sua atividade principal. Como os negócios iam bem e continuavam crescendo por todo os EUA e Europa, os empresários focaram seu olhar e esforços apenas em seus produtos, ao invés de se orientarem para as tendências de mercado e surgimento de novas necessidades de seus consumidores.
Não existe nada mais míope que a frase “Não se mexe em time que está ganhando”.
Empresas que não se atentaram paras as mudanças de necessidades como Blockbuster, Kodak e Mesbla viram seus negócios naufragarem.
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3 Casos de Empresas que Cometeram Miopia em Marketing
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Kodak
A Kodak vendia filmes de alta qualidade para máquinas fotográficas. Possuía 90% do mercado de filmes dos EUA e era uma das marcas mais valiosas do mundo.
A Sony lançou uma câmera digital que dispensava o uso de filmes. A cultura corporativa acreditava que a força da Kodak estava em sua marca e em seu marketing e não via como ameaça o surgimento das câmeras digitais.
Erro
A empresa teve a visão míope de que seu negócio era na indústria de filmes ao invés da era digital, ela acreditava que poderia proteger a sua fatia de mercado com o seu marketing.
Resultado
Quando a Kodak percebeu a sua falha, já era tarde demais. Perdeu espaço para as novas empresas digitais e viu seu negócio ruir.
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Blockbuster
Empresa americana de locação de vídeos. Possuía grandes lojas, promoções, atendimento de qualidade e grande variedade de títulos.
Erro
Focou apenas seus nos produtos e serviços e não se atentaram às novas necessidades do consumidor.
Resultado
Não se adaptou às novas tendências de consumo na era digital e foi engolida pela Netflix.
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Mesbla
A empresa Mesbla S.A foi uma rede nacional que teve destaque no ramo de departamentos. Em seus primeiros anos, atuava no mercado varejista de peças e acessórios para automóveis. Pouco tempo depois expandiu seu mercado de atuação comercializando desde sapatos, perfumes e joias, a grandes eletrodomésticos ou até mesmo automóveis.
Erro
A empresa negligenciou que a tendência do varejo nacional seria de focar em mercados de produtos específicos, não tendo uma oferta tão ampla como era a praticada pela Mesbla e a sua lente tomada de decisões, o que fez com que a empresa mantivesse sua forma de atuação, porém sem realizar vendas suficientes, levando rapidamente a rede a fazer dívidas impagáveis para seus fornecedores.
Resultado
Ao tentar alavancar vendas através da concessão de créditos, uma atitude que era incompatível com a situação da empresa, acelerou o aumento da dívida da empresa, colaborando para que em 1995 a concordata fosse anunciada.
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Como evitar a Miopia em Marketing?
1 – Não se acomode
Se os os negócios vão bem, ótimo. Mas esteja sempre atento ao surgimento de novas tendências de mercado.
2 – Invista em pesquisas com seu público
Invista em descobrir quais são as dores e necessidades do seu público. Sim, elas podem mudar com o tempo. Por isso, use a empatia para entender quais são os novos problemas que estão surgindo e como você pode resolver.
3 – Tenha uma visão ampla
Não concentre seu olhar apenas no core business da sua empresa.
Estude os seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo.
Converse com os stakeholders, funcionários de outras áreas, fornecedores e parceiros.
Às vezes, a solução ou inovação pode vir de onde menos se espera. Em alguns casos um fornecedor, por exemplo, pode apontar uma falha no seu processo que pode prejudicar a sua empresa a longo prazo.
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Para evitar a Miopia em Marketing é importante estar atento às mudanças e ao surgimento de novas necessidades e demandas de mercado. Não tenha medo de mudar. Entenda que sempre haverá mudanças nas sociedades, seja por interferência política, cultural, tecnológica, etc. Por isso, é necessário investir em pesquisas para estar atento ao que o seu público precisa. Também é interessante ter uma visão ampla de mercado, olhando não apenas para os seus concorrentes, mas também empresas de outros setores e segmentos, a fim de encontrar e descobrir novas tendências.
Afinal de contas, uma boa ideia ou uma terrível ameaça pode vir de onde menos de espera.