Para entender o cenário atual do ChatGPT, o IEG realizou no período de 25 de janeiro a 03 de fevereiro, do corrente ano, a Pesquisa sobre a utilização do ChatGPT com mais de 100 profissionais brasileiros e que teve como objetivo, identificar as principais percepções dos brasileiros em relação ao tema e suas perspectivas para o futuro.

O ChatGPT foi lançado com o objetivo de fornecer informações precisas e úteis aos usuários, ajudando-os a encontrar respostas para suas perguntas e ajudando-os a ter conversas interessantes e informativas. Ele foi projetado para ser fácil de usar e acessível para todos, e é uma ferramenta valiosa para aqueles que procuram informações ou apenas querem conversar sobre assuntos variados.

 O lançamento do ChatGPT marca uma nova era na inteligência artificial e na tecnologia de linguagem, permitindo que os usuários interagissem com sistemas de inteligência artificial de uma forma mais natural e fluida do que nunca antes.

Desde então, a ferramenta e outros modelos semelhantes têm sido amplamente utilizados em aplicações comerciais e científicas, e ainda há muito potencial para seu uso em aplicações futuras.  Fonte: ChatGPT

Alguns insights da primeira e inédita Pesquisa desenvolvida pelo IEG:

Mais da metade dos respondentes são da geração dos Millennials, ou seja, aqueles que possuem entre 27 e 42 anos.

A maioria (71%) dos respondentes demonstrou já ter ouvido falar no ChatGPT, mesmo sendo uma ferramenta que ganhou maior notoriedade recentemente, reforçando a velocidade com a qual as informações são compartilhadas atualmente, principalmente por meio da internet.

Em se tratando do Grau de Conhecimento, observa-se que ainda é baixo, dado que 54% conhecem pouco ou muito pouco sobre a ferramenta, conforme pesquisa. Mas a Geração Z (nascidos depois de 1996) é a que mais sabe sobre o tema.

Fonte: IEG/ Relatório-Pesquisa sobre a utilização do ChatGPT | FEV/20223

Dos participantes que apontaram já ter ouvido falar no ChatGPT, quase 60% afirmaram já ter utilizado a ferramenta. O acesso foi facilitado uma vez que foi disponibilizada uma versão gratuita para que qualquer pessoa consiga testar suas funcionalidades.

Em se falando sobre frequência de utilização do ChatGPT, cerca de 70% dos participantes da pesquisa que já acessaram o ChatGPT, informaram que utilizam a ferramenta esporadicamente.

Principais Conclusões

Com base nos resultados da pesquisa, pode-se perceber que grande parte da amostra pesquisada já ouviu falar no ChatGPT, ainda que poucos conheçam a fundo a ferramenta.

Essa tecnologia tem chamado atenção, dado o seu grande potencial de revolucionar a forma como as pessoas buscam, geram, analisam e trocam informações.

Apesar de a maioria dos respondentes utilizarem a ferramenta esporadicamente, nota-se que os jovens têm maior propensão a testar novidades do meio digital, e são eles os que mais conhecem e usam o ChatGPT em seu dia a dia, seja para gerar textos ou obter respostas para suas perguntas.

A ferramenta chamou atenção do mercado positivamente dado a sua capacidade de analisar uma grande quantidade de informações em pouco tempo, sintetizando em respostas de qualidade e com linguagem natural, tornando as buscas mais rápidas e práticas.

Também pode-se ressaltar o aprendizado automático e contínuo que faz com que o ChatGPT evolua constantemente. Mesmo identificando algumas limitações da tecnologia, os participantes apontaram que percebem grandes oportunidades de usar o ChatGPT em diversas áreas, com destaque para Atendimento ao Cliente e Tecnologia.

Vale destacar que já se pode identificar profissionais acessando a ferramenta para gerar códigos e algoritmos que são aplicadas em suas empresas, dando maior velocidade à operação.

Destaques:

  • Cerca de 71% dos respondentes já ouviu falar sobre o ChatGPT;
  • Dentre aqueles que já ouviram falar no ChatGPT, 54% conhecem pouco ou muito pouco sobre a ferramenta;
  • Dos participantes que apontaram já ter ouvido falar no ChatGPT, quase 60% afirmaram já ter utilizado a ferramenta;
  • Cerca de 70% dos participantes da pesquisa que já acessaram o ChatGPT informaram que utilizam a ferramenta esporadicamente.

“Precisamos estar antenados à inovação e à tecnologia. As empresas não avançam hoje em dia sem o apoio da tecnologia, por isso é necessário entender as grandes oportunidades que podem ser capitaneadas e as melhorias que já podem ser supridas com o apoio e o uso do ChatGPT. Essa ferramenta vem revolucionando e disruptando o mercado de tecnologia e inovação do final de 2022 para 2023. Estamos trabalhando na pesquisa e entendemos que é o começo de uma nova era de oportunidades com a tecnologia” destaca, Vanessa Saavedra, sócia e fundadora do IEG.

Dessa forma, é possível constatar que a sociedade está diante de uma ferramenta poderosa que, em pouco tempo, já mostrou resultados significativos para quem soube explorar as funcionalidades disponíveis e usá-las a seu favor. E isso é só o começo…

Você pode conferir o estudo clicando aqui e baixando o relatório gratuito com o resumo dos resultados da pesquisa!

Fonte: IEG/ Relatório-Pesquisa sobre a utilização do ChatGPT | FEV/2023.

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap