Veja quais são as competências comportamentais mais desejadas por gestores de grandes empresas e faça uma autoavaliação para elencar as que você mais precisa se desenvolver

2020 foi um ano de grandes desafios e mudanças em uma velocidade nunca imaginada. A pandemia da COVID-19 afetou fortemente a economia mundial e fez com que as organizações e profissionais precisassem se adaptar rapidamente.  

Com o objetivo de entender quais competências comportamentais passaram a ser mais buscadas pelas empresas após o início da pandemia, o IEG realizou uma pesquisa com 100 gestores de áreas corporativas de cerca de 20 empresas que possuem atuação no Brasil.

Listamos para você as top 10 competências comportamentais mais desejadas pelos gestores participantes da pesquisa:

1 – Cultura de Prestação de Serviços:

Ouvir e entender as expectativas e necessidades do cliente, desempenhando com excelência os atributos que o mesmo de fato valoriza.

Estar disposto a buscar a melhor solução para o usuário dentro das limitações do processo.

2 – Evolução Profissional:

Buscar desenvolver novos conhecimentos e habilidades, tendo o objetivo de aprimorar a atuação na profissão através de pós-graduações, cursos de atualização, palestras, workshops etc.

3 – Adaptabilidade / Flexibilidade:

Adaptar-se a mudanças, estar aberto a novas ideias, assumir novas responsabilidades, lidar com pressão e ajustar planos para atender a mudanças.

4 – Gerenciar Tempo:

Otimizar o uso do tempo, estabelecendo metas e atividades prioritárias, além de criar recursos para não desperdiçar tempo com atividades ineficientes.

5 – Inovação / Criatividade:

Utilizar técnicas de inovação e criatividade para promover geração de ideias que agreguem valor à empresa.

Pensar e implementar melhorias em serviços prestados, processos de trabalho ou prática de relacionamento entre pessoas.

6 – Inteligência Emocional:

Ser capaz de reconhecer e regular as emoções no ambiente de trabalho, garantindo uma atuação satisfatória mesmo diante de momentos de dificuldade profissional e/ou pessoal.

7 – Administração de Conflitos:

Aplicar medidas que promovam cooperação, confiança e transparência entre os profissionais e implementar estratégias mais adequadas para lidar com cada tipo de situação.

Conhecer as possíveis causas de conflitos, níveis, tipos e áreas da empresa onde ocorrem.

8 – Relacionamento Interpessoal:

Ter conhecimento de técnicas e práticas de relacionamento com a sua equipe e pares.

Perceber o quanto deve impor sua forma de pensar e os seus valores perante a cultura a qual se encontra.

Além disso, saber ajustar-se, quando necessário, às diversas culturas quanto aos seus valores, comportamentos e expectativas.

9 – Técnicas de Comunicação e Apresentação:

Expressar e transmitir ideias a um público espectador, falando e escrevendo de forma correta, clara e objetiva.

Saber se expressar através de elementos visuais, compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas e experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Ajustar o comportamento para lidar com o sentimento de outros, além de valorizar o modo como pensam.

10 – Mindset Tecnológico:

Buscar soluções tecnológicas para melhorar a eficiência dos processos corporativos, se preocupando em entender como cada tecnologia pode ajudar a resolver um problema.

Após conhecer quais são as soft skills mais valorizadas, sugerimos que você reflita sobre quais delas são as 3 que você mais precisa se desenvolver e já crie um plano de ação para isso.

Sabemos que a pressão é grande, mas para nos desenvolvermos profissionalmente é fundamental estar em constante aprendizado e evolução.  

Conte com o IEG em seus desafios profissionais, pois a nossa missão é contribuir com o desenvolvimento e crescimento de pessoas e organizações, gerando e disseminando conhecimento.

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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