Empresas juniores são uma boa iniciativa para treinar universitários dentro de sua carreira e entregar à comunidade produtos e serviços de qualidade, através de uma rotina sólida de aprendizado. Contudo, não podemos nos esquecer de que o empreendimento é uma empresa – e, como toda empresa, pode enfrentar desafios de gestão.
As empresas júnior são coordenadas por professores ou mentores que atuam diretamente no mercado de cada organização, e é atribuídos a eles a responsabilidade por formar bons times. Quando os cargos administrativos precisam ser preenchidos por alunos, para fins de vivência e aprendizado, os desafios de gestão se tornam ainda maiores. Ainda que alguns erros tornem esses desafios mais complicados, eles são relativamente fáceis de se resolver. Entenda como funciona se sua empresa almeja transpor esses obstáculos.
Os grandes desafios de gestão de uma empresa júnior
Nesse texto vamos falar sobre três dos principais desafios de gestão que acometem as empresas juniores, como driblá-los antes que eles virem problemas reais, que comprometam a imagem corporativa da organização ou, até mesmo, dos universitários que fazem parte da iniciativa.
1. Seleção de trainees
Embora seja um ambiente de aprendizado, a empresa júnior não é (ou não deveria ser) uma bagunça, onde as portas estão abertas para que qualquer aluno faça o que quiser.
Para que a empresa júnior tenha respaldo em seu mercado e realmente entregue serviços de qualidade, é necessário que seus coordenadores façam uma seleção criteriosa de trainees, ou seja, dos alunos que farão parte da equipe.
Muitas vezes esse processo seletivo é ineficiente por não filtrar os mais aptos, e sim os que tem mais oportunidades, como, por exemplo, quando os alunos têm uma relação de amizade com os gestores e são beneficiados com a vaga, independente de serem melhores ou não para ela.
Solução do problema: faça atividades de avaliação que possam mostrar à empresa quais alunos realmente estão aptos para a iniciativa. Se o filtro tiver falhas aparentes, resolva cada uma delas o quanto antes. É necessário que só chegue para a vaga aquele que realmente tiver capacidade técnica de preenchê-la, ainda que vá aprender muita coisa durante o estágio.
2. Treinamento de trainees
Pode ser um dos maiores desafios de gestão da empresa júnior entender que, mesmo que tenha demonstrado competência, o aluno está na iniciativa para aprender. Quanto mais “cru” ele for, mais deverá ser capacitado para ocupar a função que lhe foi sugerida.
A empresa júnior erra ao negligenciar treinamento de qualidade ao universitário que faz parte dela, frustrando e deixando infelizes os empresários júnior que, muitas vezes, abandonam suas funções por se sentirem incapazes ou desmotivados.
Portanto, a solução para esse problema é a mais simples possível e, ao mesmo tempo, a mais importante: treinar o trainee. A expressão parece redundante, não é? Justamente: trainee é o nome do cargo de alguém em treinamento, que deve ser assistido e motivado a ultrapassar seus próprios limites técnicos e intelectuais para crescer na carreira escolhida. Se não fosse assim, o empresário júnior responderia sob outro nome de cargo, como “diretor” ou “CEO” – e até mesmo diretores e presidentes precisam de assistência, reciclagem e treinamento para ocupar suas funções com excelência. Lembre-se disso constantemente e você nunca deixará seu trainee desassistido.
3. Gestão e transmissão do conhecimento
O acompanhamento e a atualização do conhecimento fazem parte do manual de desafios de gestão do mundo todo, e não só das empresas juniores: ainda que a organização seja grande e consolidada no mercado, ela pode sofrer por não saber transmitir e documentar o conhecimento de maneira precisa.
Qual é o prejuízo disso?
As pessoas vem e vão. Em algumas empresas e mercados a rotatividade é maior do que em outras. Em empresas júnior, onde o universitário vai se formar e sair de lá, essa rotatividade não é sequer uma dúvida.
Empresários júnior que não são capazes de transferir as informações de sua própria gestão para a gestão seguinte acabam colocando a empresa em uma posição complicada, enfrentando um dos maiores desafios de gestão da sua história.
O cenário fica ainda pior quando não existe organização interna e arquivos, documentos e informações importantes se perdem se alguém sai do grupo ou muda de setor. A falta da gestão do conhecimento atrasa a empresa a partir do momento em que toda a equipe precisa redescobrir e reaprender essas práticas a cada vai e vem de profissionais dentro dela.
Eis a equação: se as pessoas vão sair, deve haver uma garantia a quem for ficar (ou entrar na sequência). Conhecer todas as etapas e processos necessários por manter uma empresa de pé é fundamental.
Solução: documente tudo o que for possível dentro da empresa júnior e crie um padrão para seus trainees, para que eles possam seguir as regras da casa e passá-las pra frente sempre que for a hora de dizer adeus ao empreendimento.
O conhecimento deve parar de ser um dos desafios de gestão das organizações para virar um hábito mercadológico. Só assim as empresas conseguirão, de fato, caminhar com as próprias pernas, independente de quem faça ou não parte de sua equipe atual.
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Você enfrenta outros desafios de gestão que não citamos neste texto?
Conte pra gente nos comentários e vamos conversar mais acerca desse assunto, seja você o trainee, o diretor, o coordenador ou o criador de uma empresa júnior.
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