Muita gente pensa que colar grau e pegar o diploma é o fim de uma longa caminhada de aprendizado. A realidade é totalmente o oposto: a partir do momento em que você grita “me formei!”, a próxima reação é se perguntar o que fazer agora.
Afinal, entregar a beca depois da formatura é só o começo da estrada… o “me formei”, então, é o mantra da partida, e não do ponto final da aventura.
Não saber o que fazer depois de concluir a faculdade é normal e até esperado. A maioria dos cursos tem um escopo de atuação bem aberto e ter dúvidas sobre qual caminho seguir mostra que muitos deles te interessam – o que é infinitamente melhor do que não se interessar por nenhum.
E não pense que todos os caminhos tem a ver com o que tá escrito no seu diploma, não. Existem opções que vão para outros lados, mas, para qualquer um que você escolha, ter passado pelos anos de aprendizagem vai te ajudar a se dar bem na maioria deles.
[clickToTweet tweet=”Você concorda que colar grau e pegar o diploma não é o fim da jornada de aprendizado? #Recomendo ler este artigo!” quote=”Você concorda que colar grau e pegar o diploma não é o fim da jornada de aprendizado? #Recomendo ler este artigo!” theme=”style3″]
Veja quais são as possibilidades mais comuns a partir de agora:
1. Empreender
O conhecimento técnico você já tem, agora é hora de partir para o conhecimento do mercado empresarial. Você pode apostar em MBAs, cursos de ferramentas de gestão e formações alternativas para conseguir se dar bem dentro da sua ideia de projeto ideal.
2. Ser trainee
Se o seu ideal, agora, é trabalhar em uma grande empresa, entrar como trainee pode ser uma boa ideia. Esse “posto” está entre o estagiário e o contratado, mas com muitas responsabilidades estratégicas e um bom salário, em comparação ao de estágio.
Em geral, os programas de trainee literalmente treinam as pessoas para assumir cargos executivos dentro das empresas que as convidam. Para conseguir uma vaga dessas, estude bastante, se especialize ao máximo, fique de olho em processos seletivos e cuide bem da sua imagem empresarial.
Ao ser chamado, seja proativo, produtivo e focado. Isso te garantirá melhores chances de continuar na empresa.
3. Viajar
Fazer um intercâmbio após a formatura é ótimo para que você descanse um pouco da academia e, ao mesmo tempo, estude e desenvolva novas habilidades que podem te colocar em posições melhores no mercado de trabalho.
Um exemplo é o intercâmbio para aprender uma nova língua, que pode durar de três meses a um ano, ou um talento específico, como em minicursos de vendas, autoconhecimento, desenvolvimento de marca e muitos outros assuntos interessantes.
O ideal é fazer um intercâmbio para aprender uma nova língua e, ao mesmo tempo, estudar alguma coisa interessante. Falar inglês em Londres e aprender Excel em um curso do Brasil vai te ajudar a matar duas necessidades de mercado ao mesmo tempo – e você nem precisa estar em dois lugares para isso!
Como você pode ver, encontrar um caminho depois do “me formei” pode ser complicado, mas não por falta de opções, e sim pelo excesso delas! Por isso, relaxe e continue acompanhando nosso blog. Em breve vamos falar mais profundamente sobre cada uma das suas possibilidades daqui pra frente.