De acordo com levantamento de dados na MIA (Market Intelligence Application Shared Services), plataforma de dados sobre CSC do IEG, 77% dos CSCs adotam o modelo híbrido como formato de trabalho.
Desde o início da pandemia em 2020, os modelos de trabalho sofreram grandes transformações. A necessidade de continuar operando, apesar das medidas de distanciamento social, obrigou as empresas a adaptarem seu formato de trabalho com a adoção de um modelo 100% remoto. Agora em 2024, as práticas já mudaram nos Centros de Serviços Compartilhados.
Também conhecido como SSC (Shared Service Center, na sigla em inglês), um CSC é um modo de negócio que possibilita a integração de setores e informações de uma empresa, considerando desde o modelo de atendimento até a gestão de pessoas, passando por governança empresarial, processos e ferramentas tecnológicas.
Com base nos dados da MIA, constata-se que atualmente 77% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) estão optando pelo modelo híbrido de trabalho. Em cerca de 42% dos CSCs, a distribuição de dias nesse modelo consiste em 2 dias de trabalho remoto e 3 dias presenciais no escritório.
Além disso, observa-se um movimento em direção a um retorno ao modelo presencial pré-pandemia em muitos CSCs. Esse fenômeno sugere uma mudança de paradigma, onde o modelo 100% presencial está ganhando mais espaço em detrimento do 100% remoto.
Mas será que existe um modelo de trabalho ideal para todos os Centros de Serviços?
A resposta é: Não. Não existe um modelo de trabalho único e ideal que se aplique a todos os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), principalmente devido à diversidade de suas operações, culturas organizacionais, e necessidades de negócios.
A escolha do modelo de trabalho mais apropriado depende de vários fatores, incluindo o tipo de serviços prestados, as expectativas dos clientes, a localização geográfica dos funcionários, a infraestrutura tecnológica disponível e a cultura da empresa.
É necessário um olhar focado dos gestores para que sejam levadas em consideração as especificidades de cada empresa, gerando o melhor resultado tanto para o negócio e clientes, quanto para seus colaboradores.
Além da visão interna, é importante que os gestores também observem tendências externas que podem influenciar no futuro a dinâmica de trabalho de seu centro como:
Integração Tecnológica Avançada: Essas tecnologias podem otimizar operações, melhorar a eficiência e permitir um ambiente de trabalho mais flexível.
Flexibilidade e Customização: As expectativas dos funcionários em relação ao trabalho estão mudando, com uma demanda crescente por flexibilidade e personalização.
Híbrido Aprimorado: O modelo híbrido de trabalho deve continuar a ser predominante, mas com ajustes para otimizar sua eficácia. Isso pode incluir uma distribuição mais equilibrada entre trabalho remoto e presencial, bem como uma melhor integração de tecnologias de colaboração virtual para garantir uma comunicação eficaz entre equipes distribuídas.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Os CSCs podem integrar práticas sustentáveis e responsabilidade social corporativa em seus modelos de trabalho. Isso pode incluir iniciativas para reduzir a pegada de carbono.
“Apesar de algumas empresas e CSCs estarem migrando gradualmente de volta para modelos predominantemente presenciais, é evidente que a flexibilidade e a adaptabilidade serão chaves para o sucesso futuro, com cada CSC encontrando seu próprio caminho ideal através de uma abordagem personalizada que leva em conta tanto as demandas internas quanto o contexto externo”, Conclui Vanessa Saavedra, Sócia Fundadora do IEG.
Saavedra ressalta ainda que “o compromisso das empresas deve ser de encontrar um equilíbrio adequado entre as várias abordagens de trabalho, considerando as necessidades individuais dos colaboradores e as exigências do mercado em constante mudança. Seja o trabalho presencial, remoto ou uma combinação de ambos, as empresas e os seus CSCs devem buscar a criação de ambientes onde cada membro do time possa prosperar e contribuir plenamente com suas habilidades e paixões, abertos à experimentação, à inovação e à adaptação, buscando sempre evoluir e criar um futuro de sucesso para todos os envolvidos.”
O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.
Quer conhecer a nossa plataforma de dados sobre CSC? Experimente: MIA