Você nem bem saiu do cargo de estagiário e está pensando em ser contratado pela empresa?
Parabéns: sua linha de raciocínio não poderia ser melhor para a sua carreira!
Ser contratado não significa apenas ter um emprego após terminar o estágio, período dedicado quase que completamente ao aprendizado, mas também mostra que as pessoas confiam no seu talento e na capacidade técnica de desempenhar um serviço. Assim, ao ser contratado, você começa de vez a sua trajetória profissional – e esperamos que ela seja um sucesso!
Contudo, a contratação não cairá do céu só porque você acha que merece.
[clickToTweet tweet=”É preciso demonstrar algumas atitudes para que ser contratado vire a sua próxima realidade, e não um sonho distante.” quote=”É preciso demonstrar algumas atitudes para que ser contratado vire a sua próxima realidade, e não um sonho distante.” theme=”style3″]
Separamos, aqui, as melhores práticas para que, antes mesmo de terminar o estágio, você receba o convite para trabalhar em regime de efetivação.
Tenha interesse pela empresa e sua cultura
Se você não gosta do seu local de trabalho, por que quer ser contratado justamente lá? Mas, se o cenário é o contrário disso, você precisa mostrar aos demais o quanto se preocupa com o ambiente em que está trabalhando.
Demonstrar interesse não só pelos negócios da empresa mas, também, pela sua cultura, pode fazer com que você ganhe uma chance maior de ser contratado. Afinal, todo líder quer pessoas engajadas na sua equipe, e nada é mais motivador do que gostar e ver propósito naquilo que se faz.
Gerencie seu tempo
O estágio dura, em média, de quatro a seis horas diárias – mas isso é o suficiente para que os chefes vejam se você está comprometido ou não com a carreira que o trabalho propõe.
Chegar atrasado, pedir para sair mais cedo para entregar um trabalho, marcar todos os compromissos possíveis justamente no horário do estágio podem passar a mensagem que, além de desinteressado, você também não consegue organizar bem o seu tempo.
Nesse caso, ser contratado será uma realidade quase inalcançável.
Faça perguntas (e ouça as respostas)
Se você não sabe bem como realizar uma tarefa, pergunte a quem pode te ensinar. Se acha que determinada informação pode melhorar seu trabalho, pergunte a quem a detém se pode utilizá-la. E, sempre que puder, pergunte aos líderes e gerentes o que eles estão achando das tarefas que você desempenha, mas sem medo de receber críticas negativas, desde que sejam construtivas e não te ofendam em esfera pessoal.
Fazer perguntas e entregar resultados que condizem com as respostas que você obteve é uma maneira e tanto de ser contratado assim que o estágio terminar.
Relacione-se bem com seus colegas
Se você é um estagiário chato, reclamão ou preguiçoso, não vai conseguir a simpatia dos colegas para a sua própria causa, quando chegar o momento de ter a contratação efetivada ou não.
Por isso, ainda que o trabalho seja difícil ou puxado, demonstre profissionalismo, espírito de coleguismo, proatividade e interesse nas funções. Com isso, quando surgir a oportunidade de ser contratado, os colegas intercederão a seu favor.
Mostre que a graduação não é o último passo
Ser contratado, na maioria das vezes, significa assumir um compromisso eterno de reciclagem de aprendizados. Por isso, mostrar que a graduação não é o último passo da sua escada rumo ao topo vai fazer com que seus gestores enxerguem em você ainda mais potencial do que você já tem.
Vale de tudo: fazer cursos de extensão, tentar uma pós, buscar cursos complementares em habilidades específicas das funções do seu cargo… qualquer uma das (ou todas as) alternativas vão te fazer estar na mente de quem pode te contratar.
E você, tem uma prática secreta para conseguir ser contratado após o fim do estágio? Conta pra gente!